Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FELIPE MASSA, O REI DAS ULTRAPASSAGENS EM 2013

Compartilhe!

images8USG5MXQ

Pode-se falar tudo de Felipe Massa, menos que ele trabalhou pouco em 2013. Apesar da temporada para lá de pífia, Massa foi o piloto com mais ultrapassagens fez na Fórmula 1 em 2013. Ao todo, o demitido piloto da Ferrari deixou outros pilotos para trás na pista por 76 vezes. Ninguém fez mais do que ele, pelo menos nesse quesito.

Só no GP da Inglaterra, Massa fez 12 ultrapassagens. Na sequência ficou o GP da Coréia do Sul, onde o brasileiro realizou nove ultrapassagens.

Na segunda posição do ranking de ultrapassagens está um dos pilotos que mais posições perdeu nas largadas, Mark Webber, com o total de 69 ultrapassagens, três a mais que Fernando Alonso. O espanhol realizou ao longo da temporada 66 ultrapassagens.

Sebastian Vettel é apenas 16º colocado em ultrapassagens, por uma razão lógica: na maioria das corridas saiu e andou na frente, onde não é preciso fazer ultrapassagens.

Ainda assim, o tetracampeão subiu duas posições no final da temporada, já que era apenas 18º no número de ultrapassagens até o GP de Singapura. Ao todo Vettel ultrapassou 37 vezes.

Os pilotos que menos ultrapassaram foram Jules Bianchi, Max Chilton e Heikki Kovalainen, com sete ultrapassagens. Este último, porém, participou apenas das duas últimas provas da temporada.

Já o piloto mais ultrapassado da temporada de 2013 foi Valtteri Bottas. O finlandês, futuro companheiro de Felipe Massa na Williams, foi ultrapassado por 92 vezes.

Ainda em relação a estatísticas, Max Chilton foi o piloto que mais paradas fez nas boxes. Ao todo, o piloto britânico parou por 48 vezes, seguido de perto por Mark Webber e Giedo van der Garde, com 47 vezes. Felipe Massa e Nico Rosberg ficaram nas posições seguintes, com 46 pit stops.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español