Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Ferrari Modulo Pininfarina eternizada em selo

Compartilhe!

Um dos carros-conceito da Ferrari que mais causou espanto no passado foi o Modulo, um modelo esportivo de 1970, com linhas extremamente avançadas, desenhadas pela Pininfarina. O carro foi imortalizado em selo postal, numa edição limitada e comemorativa da excelência do design italiano.

Ferrari Modulo: Ícone do design de 1970 eternizado em selo

Agora na posse do colecionador, entusiasta e fundador da Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG), James Glickenhaus (veja matéria aqui no site), o Modulo Concept tinha por base a Ferrari 512S, sendo apresentado ao mundo no Salão de Genebra de 1970 como visão do desenho do futuro. O seu desenho em cunha e altura extremamente baixa mostravam como as linhas aerodinâmicas poderiam moldar os carros esportivos que estavam por vir, embora, como se verificou ao longo dos tempos, poucos carros usaram aquele formato com tanto entusiasmo.

Ferrari 512S Modulo, modelo único, é comprada por cineasta | VEJA

O acesso ao habitáculo fazia-se pela redoma superior, que se movia longitudinalmente para a frente, deixando assim espaço para que o motorista e passageiro entrassem. Com apenas 93 cm de altura, este era também um carro extremamente baixo, mas que conseguia, ainda assim, acomodar um motor 5.0V12 com 550 cv de potência.

Pininfarina vende única Ferrari 512S Modulo - Jornal do Carro - Estadão
Pininfarina vende única Ferrari 512S Modulo - Jornal do Carro - Estadão

Esses valores não passariam de conversa se não fosse o arrojo de Glickenhaus, que decidiu adquirir o concept direto da Pininfarina quando esta necessitou de dinheiro para evitar a falência, convertendo-o numa unidade 100% funcional, pronta para ser dirigida no dia-a-dia. Foi uma tarefa bastante demorada e complicada transformar o modelo estático em funcional. Uma vez que o Modulo não foi feito para andar, faltavam muitos dos componentes essenciais, a começar pelo motor V12.

FERRARI MODULO - Pininfarina

Para celebrar a importância deste concept, os correios italianos –Poste Italiene– criaram um selo especial limitado a 400.000 cópias (1,10 Euros cada) inserido na temática especial da “Excelência do sistema produtivo e econômico”, em homenagem ao do 50º aniversário da sua apresentação no Salão de Genebra.

O lançamento do selo aconteceu na sede da Pininfarina, em Cambiano, onde Paolo Pininfarina (presidente), e Silvio Angori (CEO), estiveram presentes para observar também como Glickenhaus, que marcou igualmente presença, restaurou por completo o iconíco desenho da década de 1970. O Modulo, naturalmente, também não poderia faltar.

Ferrari Modulo

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *