Ferrari patenteia novo sistema de direção mais preciso
Na busca pela eficiência extrema e sensações perfeitas de pilotagem, a Ferrari resolveu estudar a fundo os componentes da direção de seus modelos e chegou a conclusões interessantes, com benefícios que só uma direção precisa e eficaz é capaz de transmitir. Isso resultou no registo de uma nova patente no mundo do automóvel.
O novo sistema de direção patenteado pela Ferrari, basicamente tem a missão de anular as folgas e pontos-mortos da direção, que se traduzem em resposta mais lenta e pouco precisa, até se atingir determinado ângulo de esterço no volante.
No novo sistema, todos os elementos da coluna de direção são do tipo mecânico, mas com um acerto específico de software na caixa de direção, software esse que será responsável por fornecer os parâmetros de ajustes necessários, para que se possa evitar as inconsistências de variação na direção quando se aplicam ângulos de esterço da esquerda para direita, e vice-versa.
Segundo a Ferrari, o novo software é capaz de calcular o ângulo de esterço e força aplicada no volante, fazendo assim as correções necessárias com a assistência elétrica, na tentativa de corrigir o erro ou ponto-morto da direção.
Na prática quando viramos o volante, esse “input” transmitido não é instantaneamente levado às rodas, com o ângulo desejado e, dado o atraso que existe entre a comunicação dos diversos componentes mecânicos, origina uma resposta lenta, mas que o novo software pode anular, por meio da antecipação calculada pelo módulo eletrônico da caixa de direção.
A Ferrari, afirma que, com esta inovação tecnológica, a direção assume comportamento muito mais linear e consistente, sem prejudicar o “feeling” que se tem dos antigos sistemas mecânico-hidráulicos, solução que não adiciona peso nenhum ao atual sistema de direção eletricamente assistida, na verdade fornecida pela TRW Automotive.