Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Festa na Fiat: 500 comemora 59 anos

Compartilhe!

Este mes de julho é de grande importância para a Fiat. Este é o mês em que marca os 4o anos de Brasil, e também é aniversário do pequeno 500, que foi lançado no dia 4 de julho de 1957. Naquele dia, a marca italiana apresentou o Nuova Cinquecento, modelo que se caracterizava pelas dimensões extremamente compactas (2,97 metros de comprimento) e que se apresentava como o sucessor de um automóvel semelhante lançado em 1936 e que ficara conhecido como o ‘Topolino” (como os italianos chamam o Mickey Mouse).

2014-Fiat-500-with-1957-Fiat-500-side-view-

O 500 rapidamente se tornou grande sucesso na Itália e no resto da Europa, ganhando depois o status de veículo cult, tanto pelo seu significado para a indústria italiana, como pela própria legião de fãs que dura até hoje.

Na época, este Fiat destacava-se pela sua praticidade e pelo baixo custo, equipado com motor de dois cilindros arrefecido a ar com apenas 479 cm3 e 13 cv de potência. Para o baixo peso e para as necessidades urbanas do pós-guerra, o Nuova 500 representou aquilo que na Alemanha o  Fusca significou para a Volkswagen, expandindo a ideia do “carro do povo”. O motor era posicionado na traseira, oferecendo ainda assim espaço no habitáculo para quatro passageiros. Parta quem gostava de acelerar, a Fiat desenvolveu versões mais potentes sob o emblema da Abarth, numa ligação que se prolonga até aos dias de hoje, embora a Abarth funcione como marca independente.

Entre 1957, momento do seu lançamento, e o ano de 1975, quando a Fiat descontinuou o modelo, a marca vendeu cerca de 3,5 milhões de unidades. Mas a história do 500 não terminou ali. Em 2007, na comemoração do 50º aniversário do lançamento original, a Fiat revelou um novo 500, acertando em cheio na receita de sucesso: visual retrô, versatilidade, economia e equipamentos modernos. Embora surgido na sombra do original, este 500 contemporâneo se diferenciava do original por contar com motor dianteiro, maioe e mais pesado.

A nova geração do 500 teve o poder de revitalizar a Fiat, transportando-a não só rumo ao sucesso mas também de novo para os Estados Unidos, onde o 500 surgiu acompanhado de uma campanha publicitária agressiva. Por outro lado, a Fiat quis naturalmente ampliar o seu modelo de sucesso e logo estendeu a linha 500 com versões maiores, como L e 500X. E promete não ficar por aqui.

No ano passado, precisamente no mesmo 4 de julho, a Fiat revelou o renovado 500, apresentando novidades estéticas, mecânica melhorada e mais equipamentos. Esse caminho de sucesso parece que vai longe, enquanto não chega a nova geração, que já está sendo preparada pela marca de Turim. Por enquanto, seguem as coemmoraçõe do 59º aniversário do 500.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español