Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Fiat 126: o incrível presente de uma cidadezinha da Polônia para Tom Hanks

Compartilhe!

Está finalmente pronto e embarcado para Los Angeles, California, o presente que os habitantes da cidade de Bielsko-Biala, no sul da Polônia, ofereceram ao ator Tom Hanks pelo seu 61.º aniversário: um Fiat 126 único no mundo, totalmente restaurado e personalizado. Mas por que diabos a população de uma cidade polonesa se lembraria de dar o pequeno automóvel a um dos atores mais famosos de Hollywood, com fortuna estimada em mais de US$ 300 milhões e que mede 1,83 m de altura?! 

img_944x629$2017_07_17_12_30_29_58002

Tom Hanks esteve na Europa no final do ano passado, em Budapeste, para a produção de mais um filme, e se encantou com os Fiat 126 que via nas ruas. Não exatamente os modelos italianos, mas os que foram produzidos ainda nos tempos da Guerra Fria, no chamado “Bloco de Leste”, na Fiat-Polsky, fábrica que a Fiat ainda tem na Polônia.

Ao longo do tempo que esteve em filmagens, Hanks publicou três fotos junto a três destes carros em sua conta do Twitter (fotos acima), mostrando o seu encantamento pelo tamanho reduzido, eficácia no trânsito urbano e resistência. Afinal, qualquer daquelas unidades já acumulava décadas de bons e duros trabalhos. Vendo isto, Monika Jaskolska, moradora de Bielsko-Biala (onde era feito o 126), teve a ideia de fazer uma vaquinha entre os habitantes locais para comprar um Fiat 126 recuperável, restaurá-lo e enviá-lo a Tom Hanks, pelo seu 61.º aniversário.

A arrecadação foi de algo em torno de US$ 2400, mas com anúncios “online” e por meio de fã clubes, conseguiu que o dono de um carro desses no norte da Polônia o doasse. Uma oficina especializada em restauração associou-se também ao projeto para ajudar na recuperação do carro, e até a empresa aérea polonesa LOT entrou na brincadeira, assumindo o transporte do carro até Los Angeles. Ou seja: o dinheiro recolhido nem foi gasto e acabou doado para o hospital local.

E, agora que a obra ficou pronta, o que tem este Fiat 126 de especial, além do fato de ter ficado novinho? Para começar, a plaqueta que traz “Bielsko-Biala for Tom Hanks – One of One”. Depois, os especialistas da Carlex Design refizeram todo o interior, colocando até vários comandos semelhantes às teclas de máquinas de escrever, uma paixão de Tom Hanks, que as coleciona.

 A atenção aos detalhes foi total, e até o velocímetro leva a assinatura “Bielsko-Biala for Tom Hanks”. E assim um carro produzido no antigo bloco soviético foi para Los Angeles, para a garagem de um dos maiores astros de Hollywood, que certamente vai chamar atenção quando o usar, inclusive pela ginástica que vai ter de fazer para se acomodar lá dentro!

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español