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FIAT: BRAVO ESTRÉIA SPORTING DUALOGIC PLUS

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O Fiat Bravo ganhou algumas boas novidades para a linha 2013. Entre elas, a versão Sporting e o câmbio Dualogic Plus. O câmbio Dualogic já é velho conhecido dos carros da Fiat. Lançado em 2008 com o Stilo Dualogic, esta tecnologia traz quase o conforto de um câmbio automático, sem prejudicar o consumo de combustível e o desempenho.  Até o prazer de dirigir é mantido, já que o Dualogic oferece opções de trocas manuais ao comando do motorista.

Chamado também de câmbio automatizado, mantém a mesma caixa manual, fazendo os engates por meio de sistema eletrônico. Nas primeiras aplicações, era desconfortável, pois havia um certo retardo nos engates, e as “cabeçadas” eram evidentes. Com o passar do tempo, o sistema vem evoluindo e reduzindo bastante esse inconveniente.

Nessa transmissão, todos os comandos manuais são substituídos por um conjunto comandado por centralina eletrônica, que troca informações com o motor e o próprio câmbio. Este sistema -desenvolvido pela Magneti Marelli- proporciona para o cliente funcionamento semelhante ao de um câmbio automático, não existindo o pedal da embreagem e nem suas funções de controle de rotação em manobras ou arrancadas. O Dualogic faz isso, controlando a rotação do motor, as
desacelerações e acelerações nas trocas de marchas e as trocas de marchas quando o sistema encontra-se na função automática.  Basta apertar o acelerador e dirigir, como qualquer outro carro equipado com transmissão automática.

O Bravo 2013 traz uma evolução, o Dualogic Automático Plus. Após uma série de testes que levaram em consideração usuários de carros automáticos, os técnicos da Fiat refizeram toda a calibração do sistema, tornando o Dualogic Automático Plus uma das melhores transmissões desse tipo no segmento. As trocas de marchas estão mais confortáveis e suaves, adaptadas às rotações do motor e exigência de potência imposta a cada momento. Ou seja, se a performance for moderada, as trocas serão extremamente suaves. Caso o motorista deseje potência, o sistema irá buscar trocas mais rápidas e esportivas. Adaptativo, o Dualogic entende a necessidade a cada momento e ajusta o tempo das trocas de marchas para cada situação.

Além de ter revisto todo o conceito das trocas de marchas, agora mais confortáveis, novas tecnologias estão presentes nesta transmissão, o Creeping e Auto-Up Shift Abort, que se somam às já conhecidas funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport .

A função Creeping proporciona manobras mais confortáveis e seguras, já que o sistema se encarrega, de maneira automática, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo
manual ou automático. Assim que o motorista soltar o freio, o sistema Creeping vai movimentar o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem ter que se preocupar com o acelerador.

O Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da centralina do motor força extra (que pode chegar aos 3,5 mkgf de torque), sem que o motorista tome qualquer atitude. Além do conforto, isto representa maior segurança, já que não há a necessidade de controlar a potência
do motor, pois este comando será feito eletronicamente por meio do Dualogic Plus. Esta “força extra” do motor é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.

Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort, onde o sistema é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência.

O Dualogic Automatico Plus é de série em todas as versões do Bravo Absolute e pode compor ainda, a versão Essence Dualogic, enquanto a versão T-Jet é equipada com transmissão manual de seis marchas. A Fiat reestruturou a linha Bravo, não só com os aprimoramentos do câmbio automatizado Dualogic Plus, mas ainda com a versão Sporting; desapoareceu a versão Absolute com câmbio manual. Isso para aumentar as vendas do modelo entre os hatchs médios e crescer sua participação na categoria, que hoje é de 9%, mas que poderá chegar a 12%.

Confira os preços do Bravo 2013:

Essence – R$ 53.140

Essence Dualogic Plus – R$ 55.600

Sporting – R$ 58.140

Sporting Dualogic Plus – R$ 60.600

Absolute Dualogic Plus – R$ 62.140

T-Jet – R$ 66.280


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