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FIAT STRADA 2014 CHEGA COM TRÊS PORTAS

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A pickup mais vendida do Brasil chega à linha 2014 com boas mudanças. A grande novidade do Fiat Strada 2014 é a adoção da terceira porta, uma solução pioneira dentro da marca. Disponível nas versões Cabine Dupla, ela está posicionada do lado direito e dobra o espaço de acesso para banco traseiro do carro. Trata-se de um item que facilita a comodidade e conforto para o usuário desse segmento.

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As mudanças foram maiores. O novo visual externo resultou em linhas mais elegante e robustas. O Fiat Strada 2014 ganhou linha de cintura mais alta e caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em posição mais elevada e invadindo a lateral, deixam o modelo mais moderno, além de contribuir com o size-impression maior da nova pickup.

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A versão Working também recebeu novo pára-choque dianteiro, que oferece mais robustez e praticidade. Além das reformulações visuais citadas, uma série de detalhes externos e internos, também foi adicionada à linha Strada 2014: abertura elétrica da tampa do combustível, porta- escada, novo vidro traseiro, e novo volante para Trekking e Adventure são alguns deles.

TRÊS VERSÕES 

A linha Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motor 1.4 Flex, uma Trekking (com cabine dupla) com motor E-torQ 1.6 16V Flex, e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex. 

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Entre as várias inovações introduzidas pela Fiat, a que mais chama a atenção na linha 2014 é a terceira porta para a Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia da marca, e os maiores argumentos para a sua adoção foi a garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picup compacta do mundo a ter essa terceira porta. No nosso mercado, já houve no passado a Chevrolet Brasil e a Ford Ranger com terceira porta.

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 A opção pela terceira porta não foi somente uma questão estética, já que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da pickup ficou claro que a solução técnica mais adequada para o veículo seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.

PORTA BEM CUIDADA

Para que a terceira porta se tornasse realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

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Outro detalhe importante: a Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito (coluna B), que permitiu enorme ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira dobrou. Antes o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração.

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Um dos cuidados da engenharia foi manter o níveil de segurança do carro, ainda que a coluna do lado do passageiro fosse retirada. Todos os cálculos foram feitos no sentido de manter a integridade dos passageiros e de proporcionar maior rigidez torcional do conjunto.

CAÇAMBA

A Strada 2014 tem desenho mais elegante, além de caçamba com mais espaço para carga; com isso ela passa a ser a pickup compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado. As laterais também foram reformuladas, com linha de cintura mais alta e novos vidros laterais. As lanternas traseiras foram redesenhadas e ficaram mais elevadas.

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Todas as versões ganharam novas molduras nas caixas de rodas e tampa traseira que, junto com o novo pára-choque traseiro, mais envolvente, resultou um visual mais agressivo e robusto para o carro. O porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro também foram redesenhados. E a versão Adventure, ganhou também nova moldura no pára-lama. A versão Working, de entrada, recebeu novo pára-choque dianteiro, na cor preta.

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Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta, a que obteve maiores benefícios nesse quesito, pode agora levar cerca de 120 litros a mais de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros.

POR DENTRO

Internamente ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e manoplas do câmbio e de freio de mão na cor preta. As versões com Cabine Dupla também ganharam quatro novos porta-objetos, e a versão Adventure recebeu quadro de instrumentos com grafia mais moderna. Além disso, a Adventure equipada com câmbio Dualogic Plus pode vir com volante multifuncional forrado de couro, com a opção de mudanças de marchas por meio de “borboletas”. A versão top de linha também vem de série com rodas de liga leve aro de 16.

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As três motorizações estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 mkgf (gasolina) e 12,5 mkgf (etanol). Os modelos Trekking dispõem da tecnologia E-torQ, que proporciona alto desempenho com baixo consumo de combustível. Com baixos ruídos e níveis de vibrações o modelo E-torQ 1.6 16V Flex desenvolve potência de 115/117 cv e torque de 16,2/ 16,8 mkgf. Para a Adventure está reservada o motor mais potente: E-torQ 1.8 16V com potência de 130/132 cv e torque de 18,4/18,9 mkgf.

AS VERSÕES

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Strada Working 1.4 Flex chega com um novíssimo design e continua sendo oferecida com três opções de cabine: Curta, Estendida e Dupla. Airbags frontais e freios com assistência ABS agora são itens de série em todas as versões. Na parte externa, o novo para-choque na cor preta harmoniza melhor com seu visual, que passou a ser ainda mais robusto, colaborando para compor o visual de um veículo que tem sua utilização mais voltada para o trabalho. A versão de entrada da Strada também conta com a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla, que facilita o acesso ao seu interior. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas também são itens de série, assim como vários outros equipamentos.

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Strada Trekking 1.6 16V Flex passou por reformulações em sua linha e a partir de agora será oferecida com Cabine Dupla. Bem equipada, além de itens importantes que já constavam da sua lista como direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura, passará a contar, de série, com ar-condicionado e abertura elétrica da tampa do combustível. Por se tratar de um modelo com Cabine Dupla, também virá com a terceira porta como item de série.

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Strada Adventure 1.8 16V Flex continua com as versões com Cabine Estendida e Dupla. Mas para 2014, o modelo que é top de linha passa a contar com algumas novidades. Entre seus itens de série se destacam rodas com 16 polegadas calçadas com novos pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna e, também, a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla. A Strada Adventure é a picape mais bem equipada e por isso a com melhor custo benefício do mercado brasileiro.

Entre as cores disponíveis, 11 no total, o usuário da picape Strada contará com uma nova opção de lançamento, o Vermelho Opulence. Os preços vão de R$ 33.750 a R$ 54.360.

STRADA NA ESTRADA: 15 ANOS

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Um veículo extremamente versátil. O Fiat Strada é um utilitário, mas é também um automóvel, que pode ser usado no dia a dia para o trabalho, para a família, para o lazer, para aventura ou para o transporte de cargas. 

Ele foi lançado em 1998, em complementação à “família” Palio, em três versões: Working 1.5, Trekking 1.6 8V e LX 1.6 16V. Rapidamente a Strada conquistou o público com qualidades que envolviam estilo, robustez, confiabilidade e versatilidade. Era econômica para o trabalho e jovem e descontraída para o lazer. 

Em 1999, foi a vez do lançamento da Cabine Estendida, inédita no segmento. O modelo foi um marco em termos de diferenciação, exibindo maior praticidade e segurança e contribuindo para que o usuário passasse a perceber o Fiat Strada como uma referência no segmento. 

Em 2000, a Strada se tornou líder de mercado pela primeira vez. Seu sucesso veio confirmar o acerto da marca para o produto e suas qualidades como veículo. Ainda neste ano, a Fiat fez a primeira reestilização na linha Palio, assinada por Giorgeto Giugiaro, e a renovação da Strada viria no ano seguinte, 2001. Um dos destaques dessa reestilização foi a apresentação da Strada Adventure, conceito muito bem-aceito pelo consumidor que seria largamente utilizado pelo mercado em seguida. 

Em 2004 a pickup chegou ao mercado usufruindo da sua segunda reestilização, também assinada por Giugiaro. Recebeu novo interior, nova carroceria, novos conteúdos e motor mais potente, o 1.8 Flex. Em 2008, foram feitas alterações no desenho, que deram à Strada maior tamanho e robustez. Uma Adventure completamente nova, maior, mais imponente, e com maior aptidão para superar condições adversas de terreno chegou ao mercado. Uma das novidades desse modelo Adventure foi a presença do Locker ―o diferencial blocante― introduzido para aumentar a capacidade da pickup lidar com situações de solo adversas. Ainda em nossos dias, a Strada continua a ser a única da categoria a contar com esse tipo de equipamento. 

Em 2009 a Fiat inovou mais uma vez. Lançou a primeira e única pickup compacta com cabine dupla do Brasil, configuração que não é encontrada em nenhum outro modelo. No ano seguinte, em 2011, o Fiat Strada recebeu o câmbio robotizado Dualogic que, logo em seguida, evoluiu para o Dualogic Plus. Este câmbio proporciona ao motorista mais conforto e praticidade, tornando-se alternativa para os que querem conduzir seu veículo de forma manual ou automática. 

A quarta reestilização da Strada aconteceu em 2012, fazendo com que desenho e recursos fossem alinhados com os demais modelos da família Fiat, aumentando ainda mais sua competitividade. Foi introduzida uma nova linha de versões que apresentavam o novo desenho, acabamento interno e diversos conteúdos, além de definir a Strada Working como modelo de entrada da marca no segmento. E agora, em 2013, ela ganha novo visual e inova com a terceira porta. 

Entre as pickups compactas o desempenho de vendas da Strada é impressionante. Suas vendas superam a soma de todos os demais modelos comercializados, chegando a uma participação de mercado acima de 50% em seu segmento.


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