FIAT VIAGGIO. E PODE CHAMAR DE DODGE DART
Parece conversa de maluco. Um Dodge Dart, feito pela Fiat, com plataforma de carro italiano, que vai ser vendido na China e chegará logo ao Brasil. E mais, deve ser o substituto do Linea. Esse carro existe. A Fiat faz a apresentação oficial do Fiat Viaggio no Salão de Pequim. O sedã médio da marca -que utiliza a mesma plataforma Alfa Romeo do novo Dodge Dart- será produzido na China em parceria com a GAG (Guangzhou Automobile Company) e estará disponível no mercado chinês a partir de outubro deste ano.
Com o Viaggio, a Fiat quer ganhar mercado entre os sedãs médios naquele país. O Viaggio tem 4,67 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 2,70 m de distância entre-eixos. Na China, está sendo apresentado com motor 1.4 TJet de 120 e 150 cv de potência máxima, mas em outros mercados terá diferentes opções de motores.
A principal novidade mecânica é o uso da transmissão automática de seis velocidades DCT (Dual Dry Clutch Transmission), que coloca o Fiat Viaggio num patamar técnico entre os melhores de sua sua categoria. A transmissão manual de cinco velocidades também está disponível no modelo para a China.
Por dentro, o interior do Viaggio 2013 é bem acabado, com materiais de qualidade e acabamento em dois tons. Está equipado com sistema de áudio e GPS com tela touchscreen de de 8,4 polegadas.
O carro foi projetado em Turim pelo Fiat Style Centre Group e tem desenho muito atual e de pertsonalidade, com linhas limpas e boas proporções. A fabricação na China começa em julho.
O modelo foi concebido originalmente para o mercado chinês, mas a crise na Europa fez o Viaggio se enquadrar bem na necessidade da Fiat de oferecer um sedã médio em outros mercados, como o Brasil, ou mesmo nos Estados Unidos, com a griffe Dodge Dart. Será um perfeito substituto do Fiat Linea e a chance da Fiat se fortalecer nesse segmento. A principio o carro chegará ao Brasil como Dodge Dart.