Foguetinho: primeiro BAC Mono já está no Brasil
O BAC Mono, monoposto inglês feito sob medida para cada proprietário, acelera de zero a 100 km/h em apenas 2,8s.
Desenvolvido com a mais moderna tecnologia aplicada ao mundo das corridas, o Mono é destinado a pessoas que desejam vivenciar as fortes emoções de pilotar um dos carros mais rápidos em produção atualmente, seja nas pistas ou nas ruas. Tudo isso com muita exclusividade e desenho arrojado. O modelo, que é produzido em Liverpool, na Inglaterra, traz a esportividade das pistas, começando pelo conceito do projeto, baseado em um carro de Fórmula 3. Foi desenvolvido pelos irmãos Neill e Ian Briggs, apaixonados por carros que, após atuarem em marcas como Ford, Mercedes e Porsche, decidiram fundar sua própria empresade automóveis, a Briggs Automotive Company, BAC.
Como convém a um genuíno carro de corrida, o motorista-piloto fica em posição central, envolvido pela carroceria de fibra de carbono montada num chassi tubular. Esta estrutura traz os mesmos princípios de construção de um carro de DTM e atende às normas de segurança da FIA para Fórmula 1 em caso de capotamento. O interior é moldado de acordo com cada proprietário, que como se estivesse em um alfaiate, tem todas as suas medidas aferidas para que itens como cockpit, bancos, pedais e volante sejam produzidos especialmente, de maneira a criar posição de dirigir única, que contribua para obter total sinergia entre homem e máquina.
Não é a toa que o modelo inglês é hoje o carro, entre todos os superesportivos, que oferece ao seu motoristaa experiência de pilotagem nas ruas que mais se aproxima de um verdadeiro Fórmula. A personalização do modelo envolve ainda opções como rodas, pneus, itens de acabamento, freios e calibragem da suspensão.
O desenho arrojado traz uma história curiosa, que reforça a exclusividade do modelo, a paixão que envolveu a sua concepção e se estendeu à sua produção: o visual do Mono foi inspirado no videoclipe da música “All is Full of Love” da cantora islandesa Björk. “O contraponto entre a dianteira “carenada” e a traseira com o motor exposto, confere ao superesportivo um desenho único”, afirmou o projetista Ian Briggs.
Com tanta tecnologia desenvolvida nas pistas, o Mono pesa apenas 540 kg, um dos segredos do seu desempenho agressivo. Além de acelerar de zero a 100 km/h em 2,8 s, o modelo da BAC chega aos 274 km/h de velocidade máxima. O motor 2.3 de quatro cilindros e 16 válvulas foi desenvolvido pela Cosworth: tem bloco e cabeçote de alumínio e gera 284 cv de potência máxima a 7.700 rpm e torque máximo de 28 mkgf a 6.000 rpm. “Um dos segredos de se obter mais potência é permitir que o motor “respire” livremente. Por isso, o Mono traz um radiador de fibra de carbono e um compacto e eficiente sistema de exaustão, feito com um composto aço inoxidável e titânio, que otimiza o fluxo do ar”, explicou o engenheiro Neill Briggs. O câmbio é de seis marchas seqüencial com “borboletas” junto ao volante, e também pode ter suas relações personalizadas de acordo com o tipo de uso de cada motorista.
Para domar este superesportivo inglês, o piloto conta com um volante -que a exemplo dos carros de Fórmula 1- traz todos os comandos e as informações necessárias para uma condução segura. Uma tela posicionada no centro do volante transmite dados sobre o comportamento do motor e a performance do carro. Por enquanto, o publicitário Alexandre Gama é o único no Brasil que teve o privilégio de assumir o comando desse carro, pois a única unidade do Mono no País, feita especialmente para ele, foi importada pelo próprio executivo.
Alexandre gostou tanto do projeto do superesportivo que se tornou acionista da BAC e estuda a possibilidade de trazer o modelo oficialmente para o mercado brasileiro. E enquanto o Mono não tira o seu visto de trabalho para o Brasil, vai conquistando fãs no mundo virtual. Ele já é a estrela de dois dos mais populares jogos de videogame inspirados nas pistas: o Forza Motorsport e o Need For Speed, onde neste último, inclusive, foi eleito o bólido preferido em uma pesquisa entre os jogadores.