Ford apresenta novo sistema de direção adaptativo
Ford cria nova direção adaptativa, com tecnologia que facilita manobras em baixa velocidade e espaços reduzidos. Em velocidades mais elevadas, a direção adaptativa torna o carro mais ágil.
O vice-presidente da unidade de desenvolvimento de produto da Ford, Raj Nair, afirmou que “esta nova tecnologia de direção pode tornar qualquer veículo fácil de manobrar e mais divertido de conduzir”. A direção muda a relação entre as ações do motorista e o número de voltas do volante, e também o quanto as rodas dianteiras viram. Enquanto nos veículos tradicionais esta relação é fixa, nesta tecnologia da Ford varia conforme a velocidade, otimizando a resposta da direção nas mais variadas condições. A baixas velocidades, como ao sair de uma vaga de estacionamento, o carro torna-se mais fácil de manobrar, reduzindo o número de voltas necessárias no volante.
A tecnologia não necessita que o sistema tradicional de direção seja trocado. A Ford utiliza um atuador, que é colocado dentro do volante. O atuador é composto por um motor e um sistema de roldanas que se ajustam conforme os dados recebidos do motorista. O sistema foi desenvolvido em conjunto pela Ford e a Takata, fornecedor de sistemas de segurança e de direção para automóveis. Estará disponível a partir do próximo ano, em diversos produtos da Ford.