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Ford Capri, em sua nova encarnação, é um SUV elétrico

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O novo Ford Capri reencarnou, e nesta nova vida é um SUV elétrico. Assim, a Ford usou mais uma vez um nome histórico em um modelo de sua nova era. A marca reviveu o nome Capri -que usou desde os anos 1950 até 1994- e fez isso agora em um SUV cupê com níveis de desempenho de carro esportivo.

por Marcos Cesar Silva

Na verdade, o nome Capri foi o usado pela Ford em cinco modelos diferentes de carros e nas suas três divisões: o Ford Consul Capri cupê, produzido pela Ford inglesa entre 1961 e 1964; o Ford Capri cupê, produzido pela Ford Europa entre 1969 e 1986; Ford Capri conversível, produzido pela Ford Australia entre 1989 e 1994 e três gerações do Mercury Capri (1970-1994). Sem contar que, em 1952, quando foi usado pela primeira vez, estava no Lincoln Capri, identificando um nível de acabamento aplicado até 1959. 

Muito longe de seu homônimo de duas portas da década de 1970, o Capri elétrico é derivado do Ford Explorer e, obviamente, da genética Volkswagen que este modelo possui, por conta dos acordos firmados entre as duas empresas. Trazer de volta nomes familiares faz parte da estratégia de marketing da Ford para usar o seu passado histórico como ponto de diferenciação na era dos carros elétricos.

VW ID.5 é a base do Ford Capri. Parece até uma “Autolatina” dos novos tempos.

Medindo 4.634 mm de comprimento, 2.063 mm de largura e 1.626 mm de altura, e com peso que começa em 2.098 kg e vai até 2.190 kg, o modelo é muito parecido com o Volkswagen ID.5 (foto acima).

Lado Ford Capri

Tal como o Explorer, o novo Ford Capri baseia-se na arquitetura MEB do Grupo Volkswagen e será oferecido com a opção de motor traseiro de 286 cv e tração traseira com bateria de 77 kWh de autonomia aumentada, e opção AWD de 340 cv com bateria de 79 kWh. Ambas as baterias são do tipo NMC. As duas versões tem torque de 54 mkgf . A aceleração de zero a 100 km/h é de 6,4 e 5,3 segundos, respectivamente. A autonomia é de 627 e 592 km, também respectivamente.

Traseira do Ford Capri

Ambas as versões possuem carregador integrado, que suporta até 11 kW. Em corrente continua, o novo Capri pode ser carregado a 135 ou 185 kW, conforme a versão. Embora o exterior seja muito diferente do Explorer, com faróis de LED diferentes , linhas retrô em alguns pontos e linha de teto inclinada, por dentro, as diferenças são muito limitadas.

Interior do Ford Capri

Para começar, encontraremos uma tela touchscreen central de 14,6 polegadas, que desliza para trás para revelar um compartimento de armazenamento “secreto” de 17 litros na dianteira. O modelo oferece porta-malas de 527 litros, expansível até 1.510 litros se rebatermos os bancos traseiros.

Assim como o Explorer EV, do qual deriva direto, o Capri EV terá produção concentrada na fábrica de Colônia, na Alemanha. O local é o mesmo onde, desde 1979, era produzido o Fiesta, que foi descontinuado há um ano.

FICHA TÉCNICA

  • Motor: elétrico
  • Potência: 286 cv (tração traseira) ou 340 cv (AWD)
  • Torque: 54,5 mkgf (ambas versões)
  • Aceleração de zero a 100 km/h: 6,4 segundos (tração traseira) ou 5,3 segundos (AWD)
  • Velocidade máxima: 180 km/h (ambas versões)
  • Autonomia: 627 km (tração traseira) ou 592 km (AWD)
  • Bateria: 77 kWh (tração traseira) ou 79 kWh (AWD)
  • Tempo de recarga (CC): 28 minutos (de 10% a 80%)
  • Rodas: 19 ou 20 polegadas (de série), 21 polegadas (opcional)
  • Pneus: 235/50-19 (dianteira) e 255/45-19 (traseira) ou 255/40-20 (D) e 275/35-20 ()
  • Dimensões: 4.634 mm (comprimento), 1.872 mm (largura) e 1.626 mm (altura)
  • Distância entre eixos: 2.767 mm
  • Peso: 2.098 a 2.190 kg
  • Capacidade do porta-malas: 572 litros ou 1.510 litros (com bancos traseiros rebatidos)
  • Preço: a partir de US$ 56,5 mil (na Alemanha)

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