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Ford F-150 Lightning SuperTruck vence a “Pikes Peak”

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Se no ano passado o furgão  Ford Pro Electric SuperVan foi a estrela da marca nas provas de subida de montanha, este ano foi a vez da picape Ford  F-150 Lightning SuperTruck brilhar (confira todos os detalhes aqui). Baseado na  nova picape  elétrica da Ford, este modelo se destaca por seu impressionante “pacote” aerodinâmico e seu potente motor elétrico, que venceu com certa tranquilidade em “Pikes Peak”.

por Marcos Cesar Silva

A F-150 Lightning SuperTruck dominou o evento norte-amwericano, com Romain Dumas completando o percurso de 20 km em 8m53,553s . Graças a isso, a SuperTruck foi o veívulo mais rápido dos 61 competidores e terminou mais de 10 segundos à frente do segundo colocado, Christian Merli, que dirigia um Wolf GB08 2024 e marcou o tempo de 9m04,454s.

Em terceiro lugar ficou Dani Sordo com o Hyundai Ioniq 5 N TA . Apesar do bom desempenho na subida, a SuperTruck não conseguiu bater o recorde da SuperVan 4.2 , que registrou o tempo de 8m47,682s em 2023. É claro que isso tem explicação: Dumas sofreu um problema técnico e teve que parar completamente no meio da prova, perdendo preciosos segundos nisso.

Com seu conjunto aerodinâmico que modifica completamente o exterior da  Ford  F-150 Lightning, a SuperTruck é capaz de gerar impressionantes  2.722 kg de downforce a 241 km/h . Desenvolvido em colaboração com a STARD, a picape se destaca por um enorme aerofólios que fica pendurado na parte traseira e se eleva acima do teto da cabine.

Há também um spoiler dianteiro de proporções bíblicas, saídas de ar localizadas atrás das  rodas dianteiras e um enorme difusor traseiro. Entrando na cabine, vemos um interior revestido de fibra de carbono com um único banco e uma variedade de telas. Em suas entranhas, a picape  esconde um powertrain composto por  três motores elétricos , configuração semelhante à da SuperVan 4.2.

Esses motores STARD UHP de seis fases produzem mais de 1.420 cv e estão associados a “células de baterias NMC, de polímero de lítio, de altíssimo desempenho ”. Por outro lado, vale ressaltar que a suspensão e o chassi possuem  discos de freio carbono-cerâmicos, rodas forjadas em magnésio, pneus Pirelli P-Zero e eixos motrizes aprimorados.


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