Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FORD KA: O PIOR CINTO DE SEGURANÇA

Compartilhe!

O Ka, da Ford: pior cinto de segurança entre os hatchs testados.

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (também conhecida como Proteste, (www.proteste.org.br) realizou teste com 20 versões dos 10 principais modelos de carros hatch compactos vendidos no Brasil, para conferir os melhores e os piores cintos de segurança oferecidos ao consumidor. Para isso, foram testados detalhes como fixação da haste do fecho, sistema de travamento e comprimento do cinto.

 O pior resultado foi o do Ford Ka. Segundo a associação, o sistema de retenção do modelo 1.0 Rocam foi o pior entre todos os modelos avaliados, além do cinto não ter tamanho suficiente para a instalação de uma cadeirinha de bebê. Outro problema identificado no Ford Ka é que motoristas mais obesos correm maiores riscos em caso de acidente, pois o comprimento do cinto não oferece a segurança necessária. Esse problema também é comum no Renault Clio, Chevrolet Celta e Ford Ka 1.6 Sport.

O fato de oferecer cinto de segurança retrátil de três pontos para o passageiro central do banco traseiro foi o suficiente para que o Chevrolet Corsa 1.4 Flexpower Maxx fosse considerado o melhor entre os modelos avaliados. Outros carros que saíram bem nos testes foram Citroën C3 1.6 Exclusive Automatique, Volkswagen Fox 1.6 Prime i-motion e Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic. A
presença de airbags em todos eles ajudou de maneira decisiva no bom resultado.

O Celta se destacou de maneira positiva na avaliação.

O teste do IBDC também avaliou os modelos que possuem a maior diferença de qualidade nos cintos entre os modelos mais básicos e os mais completos. A maior diferença encontrada entre as versões foi no Fiat Uno e no Ford Fiesta. Já o Volkswagen Gol Rock in Rio, por exemplo, oferece o melhor cinto de segurança em versões que não são as mais completas.

O Renault Clio foi o único modelo que apresentou risco do motorista não conseguir fixar de maneira correta o cinto de segurança no fecho, pois a alavanca do freio de mão pode atrapalhar. Todos os carros foram testados ainda em relação à fixação da haste do fecho, pois a estrutura do banco é o local onde a peça é presa.

Gol Rock in Rio: cinto mantém qualidade em relação à versão top de linha.

Eis a lista dos modelos testados:

Citroën C3 1.6 GLX 16V Exclusive Automatique

VW Gol 1.0 Total Flex Rock in Rio ( 4 portas)

VW Fox 1.6 Flex Prime i-motion (4 portas)

Peugeot 207 1.6 16V XS Automatic (4 portas)

Fiat Uno 1.4 Evo Sporting (4 portas)

VW Fox 1.0 Total Flex (2 portas)

Peugeot 207 X-Line (4 portas)

Ford Fiesta 1.6 Rocam

Citroën C3 1.4 GLX

Chevrolet Corsa 1.4 Maxx (4 portas)

VW Gol 1.0 Total Flex (4 portas)

VW Gol 1.6 Total Flex Rallye (4 portas)

Renault Clio 1.0 16v Hi Flex (2 portas)

Renault Clio 1.0 16V Hi Flex (4 portas)

Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (2 portas)

Chevrolet Celta 1.0 Flexpower LS (4 portas)

Fiat Uno Vivace 1.0 Evo Flex (2 portas)

Ford KA 1.6 Sport

Ford Fiesta 1.0 Rocam


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español