FORD MODELO A GANHA MUSEU
A Ford comemorou os 86 anos da decisão de produzir o Ford Modelo A, sucessor do emblemático Modelo T. O lançamento do carro -que acaba de ganhar um museu exclusivo nos Estados Unidos- foi marcado também por uma das maiores campanhas publicitárias da história em jornais e cartazes de rua, que levou à encomenda de 727.000 veículos em poucos meses.
Henry Ford aprovou a campanha de lançamento do Modelo A, considerada na história da publicidade como a mais audaciosa da indústria automobilística em todos os tempos: somente nos Estados Unidos, quase 10 milhões de pessoas viram o carro nas primeiras 36 horas de exposição, em diferentes locais. A expectativa era grande até a milionária campanha estrear em 2 de dezembro de 1927, em 2.000 jornais dos Estados Unidos, ocupando páginas inteiras durante cinco dias.
Os distribuidores Ford receberam cerca de 4.000 unidades do veículo para propaganda, além de fotos e cartazes. Houve ainda uma campanha itinerante com caminhões transportando o Modelo A. Eles paravam apenas uma hora em cada distribuidor para que os interessados pudessem vê-lo e fazer as encomendas.
Durante o período em que foi produzido, do final de 1927 ao começo de 1932, o Modelo A atingiu quase 5 milhões de unidades.
MISSÃO DIFÍCIL
A missão do novo veículo era difícil: substituir o Modelo T, que teve 15 milhões de unidades produzidas e levou milhares de pessoas a escrever para a Ford reclamando do seu fim. Em uma decisão ousada, em 25 de maio de 1927 Henry Ford paralisou suas 44 fábricas em todo o mundo, inclusive a de montagem em São Paulo, durante seis meses, para a troca do modelo.
Nessa transição, milhares de pequenas ferramentas e aparelhos de precisão foram substituídos e, como o novo Ford tinha cerca de 6.800 peças diferentes (o modelo T tinha menos de 5.000 componentes), novos fornecedores foram contratados.
MUSEU MODELO A
O Modelo A acabou de ganhar um museu exclusivo em sua homenagem, inaugurado na cidade de Hickory Corners, a 185 km de Detroit, nos Estados Unidos. O prédio, de 1.200 m2, é a réplica de um distribuidor Ford de 1928, incluindo boxes de serviço e bombas de gasolina (registrando o preço de 18 centavos de dólar por galão…).
“O Modelo A é um carro que marcou época”, diz Michael Spezia, diretor executivo do Gilmore Car Museum, onde o Museu do Ford Modelo A está instalado. “Foi um automóvel acessível e muito popular, que milhões de pessoas usaram e apreciaram”.
Entre os vários Modelo A expostos, está o que Henry Ford dirigiu no final da linha de montagem em 1927, para apresentar ao seu amigo Thomas Edison. Há também um ônibus de 1930 baseado no Modelo A que foi usado para transporte escolar em El Monte, na Califórnia. Outros destaques são um caminhão original do serviço postal e um Modelo A especial com tração dupla utilizado na construção da famosa Hoover Dam, usina no rio Colorado, entre Califórnia e Nevada.
O museu foi construído pela Fundação Ford Modelo A (MAFFI), entidade sem fins lucrativos criada em 1987 para preservar o veículo e objetos da época, com a colaboração de milhares de fãs. Além de automóveis, o museu expõe motores, roupas, objetos, fotos da fábrica, desenhos e materiais de pesquisa.
O Modelo A original, produzido entre 1903 e 1904, foi o primeiro carro da Ford. Os seus sucessores também foram batizados com letras do alfabeto e, depois do Modelo T, Henry Ford decidiu reiniciar a série.