Ford: Mondeo vai desaparecer em 2022
A Ford confirmou que irá terminar a produção do Mondeo -a versão do Fusion para aquele mercado- em março de 2022 e que este modelo não será substituído na Europa. O Mondeo está no mercado desde 1993 (era o projeto CDW27 da marca), em 2012 passou a ser o Fusion rebatizado no que é sua quinta geração. Colecionou uma invejável lista de prêmios durante sua existência.
por Marcos Cesar Silva

Historicamente, a linha Mondeo foi um dos modelos mais importantes da marca americana, com vendas superiores a 86.500 unidades em 2001. No entanto, a sua participação no mercado vem se reduzindo diante da crescente popularidade dos SUV, o que poderá explicar vendas de apenas 2.400 unidades em 2020. Mesmo tendo uma belíssima wagon no mercado europeu, o carro vai morrer.
Segundo a imprensa europeia, um porta-voz da Ford afirmou que a suspensão da produção do Mondeo/Fusion se deve mesmo a uma “alteração das preferências do consumidor”, e acrescenta que a Ford está a “mudando a sua gama de veículos na Europa de forma a corresponder às necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo que transita para o futuro elétrico”.
Em 2020, 39% de todos os modelos Ford vendidos foram SUVs, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano anterior.

Com a retirada do Mondeo, os modelos Fiesta e Focus parecem ser o que resta de produtos não-SUV da Ford, a ambos os modelos já têm versões híbridas e deverão receber atualizações no final deste ano.
Falta agora saber o que ira acontecer quando estes modelos chegarem ao fim dos seus ciclos de vida em 2023 ou 2024. Toda a linha europeia da Ford será 100% elétrica em 2030, e por isso é pouco provável que até lá surjam novos modelos com motores a combustão.
Galeria CDW27





