Ford patenteia saída de escapamento retrátil
Os projetos dos sistemas de escapamento em geral se concentram no som e na integração do catalisador, mas a Ford está tentando dar um passo adiante nisso. A montadora recentemente entrou com pedido de patente para um sistema de escapamento com a parte final (ponteira) retrátil.
por Marcos Cesar Silva
O sistema de escapamento retrátil é projetado para melhorar a capacidade off-road dos carros da marca. Afinal, na grande maioria dos casos, os canos de escapamento ficam posicionados bem baixos, o que significa que eles são muito vulneráveis a danos durante atividades “off-road”. Muitas vezes, eles podem raspar ou se deformar durante a transposição de rampas, o que nunca é bom negócio, observou a Ford em seu pedido de patente .
A solução proposta pela Ford é uma ponteira de escapamento separada do resto do sistema, montada no que a montadora chama de “módulo de retração da ponta de escapamento”. Usando um motor elétrico conectado para obter energia, isso permite que a ponteira do escapamento se mova para frente e para trás. O módulo também limita o deslocamento, para que a parte final do escapamento não deslize muito em nenhuma das direções.
Imagem de patente do sistema de escapamento retrátil da Ford
A ideia parece ser até simples: ao se deparar com uma inclinação acentuada, o motorista pode recolher a ponteira do escapamento para aumentar o espaço entre esta e o piso e, em seguida, volta-la para a posição normal.
Confira os desenhos técnicos do pedido de patente abaixo:
A Ford já tem vários modelos “off-road” em seu portfólio, que podem ser candidatos ao sistema de escapamento retrátil. A lista inclui os Bronco e Bronco Sport; picapes Ranger, F-150 e Super Duty e a F-150 Raptor. A Ford também vende o Ranger Raptor fora dos Estados Unidos e lançará um Bronco Raptor em 2022.
Os pedidos de patentes foram apresentados tanto nos Estados Unidos quanto na Alemanha, indicando planos para usar o sistema de escapamento retrátil em um veículo vendido nos EUA e no mercado europeu. No entanto, como acontece com todos os pedidos de patente, também é possível que a Ford esteja simplesmente procurando proteger uma ideia, mesmo sem ter planos firmes de usar o recurso. Os fabricantes de automóveis freqüentemente patenteiam ideias que, por uma razão ou outra, nunca chegam à produção, mas esta da Ford parece bastante viavel.