Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FORD RECOMPRA SEU CARRO MAIS ANTIGO

Compartilhe!

Henry Ford nasceu em Springwells (Estados Unidos) no dia 30 de julho de 1863. Por isso, a Ford deu a largada para a comemoração dos 150 anos de seu fundador, o genial e polêmico empresário, com a exibição de um Ford Modelo A 1903. Esta unidade é considerada o modelo de produção mais antigo da marca existente, e foi adquirida em um leilão em outubro por Bill Ford, presidente do conselho da empresa e bisneto de Henry Ford. O evento, com a presença de funcionários da empresa, foi a primeira de várias ações programadas para celebrar a data.

“Este é o momento perfeito para trazer de volta à família uma parte fundamental da herança da Ford, quando celebramos o aniversário de 150 anos do nascimento do meu bisavô e a sua visão para melhorar a vida das pessoas, produzindo carros com preços acessíveis para a média das famílias”, disse  Bill Ford. “A sua idéia de construir carros acessíveis​​, confiáveis e eficientes continua a orientar a nossa visão até hoje”.

A Ford se uniu a outras entidades e mais de 30 parentes de colaboradores de Henry Ford para coordenar a programação de eventos durante o ano. Eles incluem visitas, programas educativos, palestras e eventos, destacando o legado, as contribuições e a influência de Henry Ford. Também foi lançado um site dedicado ao projeto – www.henryford150.com – com uma linha do tempo interativa sobre a vida de Ford, passeios, calendário de eventos de 2013 e informações sobre a preservação da herança do fundador.

O Modelo A que retornou agora para a família, desempenhou papel vital na história da Ford. Em julho de 1903, Henry Ford enfrentou uma situação assustadora: o caixa da empresa chegou a menos de US$ 250. A necessária injeção de fundos chegou no dia 13 do mesmo mês: um pagamento à vista e dois depósitos totalizando US$ 1320 dólares por três Modelos A, o que garantiu as operações da empresa.

O carro exibido é um Modelo A 1903 vermelho, tipo “Rear Entry Tonneau”. Acredita-se ser o carro número 3 deles, chassi número 30, e único sobrevivente do grupo vendido naquele dia. 

“O Modelo A ajudou a manter nossa empresa em um período de dificuldade e permitiu ao meu bisavô desenvolver a sua visão de colocar o mundo sobre rodas”, diz Bill Ford. “Pretendemos levar adiante esse mesmo espírito de inovação, desenvolvendo novas tecnologias para produzir veículos mais seguros, sustentáveis e eficientes”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español