Ford Sierra RS 500 1987 reencarna com motor Cosworth e 567 cv
O Ford Sierra Cosworth RS500 foi anunciado em julho de 1987, e para efeito de homologação na época, foram produzidas -apenas- 500 unidades foram produzidas, o que deu à marca um bom laboratório para promover muitas melhorias importantes com o objetivo de desenvolver seu rendimento nas provas de carros de turismo, em especial do BTCC.
por Marcos Cesar Silva
As melhorias introduzidas aos poucos nessas unidades incluíram um turbocompressor Garrett maior, um intercooler mais generoso, novo sistema de alimentação, novos injetores e sistema de arrefecimento de maior capacidade.
Por fora, as 500 unidades eram facilmente reconhecidas, graças a um generoso conjunto de spoiler e aerofólio traseiros adicionais, spoiler e entradas de ar maiores na dianteira e à ausência de faróis de neblina para melhorar o arrefecimento dos freios.
Como já mencionamos, foram produzidas 500 unidades “de rua”. Agora, a especialista em preparação de carros de turismo CNC Motorsport AWS construirá três unidades de corrida do Ford Sierra RS500 Grupo A, de acordo com as especificações de Andy Rouse Engineering, do veterano piloto de mesmo nome, especializado em carros de turismo; foi quatro vezes campeão britânico.
Rouse criou Andy Rouse Engineering (ARE) em 1981 e sua equipe ganhou os títulos de 1983, 1984 e 1985 (mais o de 1975), cada vez com um carro diferente. O primeiro chassi, a ser concluído no início de 2022, será construído a partir de uma nova carroceria (código 909), vinda da Ford Motorsport, que nunca foi usada e estava cuidadosamente armazenada desde os anos 1980. As unidades serão entregues com células de combustível e “santoantonio”, prontas para correr.
Rouse trabalhou em estreita colaboração com a Ford nos anos 1980 para fazer do Sierra Cosworth um carro de turismo de sucesso, antes de desempenhar papel fundamental na definição das regras do Super Touring, que transformaram a categoria nos anos 1990.
Já a CNC Motorsport AWS, fundada por Alan Strachan, é uma renomada empresa de restauração e recuperação de carros de rua históricos, dos anos 1970 aos anos 2000. Nos últimos dois anos, ele reconstruiu carros Rover SD1 , Ford Sierra RS500 e Merkur XR4TI .
Strachan trabalhou para Rouse construindo unidades para a categoria BTCC entre 1989 e 1992. Ele e a equipe AWS da CNC Motorsport têm acesso a desenhos e dados para produzir peças específicas de Rouse, como amortecedores da suspensão dianteira, braços de suspensão traseiros, tanque de combustível, escapamento lateral e a “gaiola” de aço projetada por Rouse para criar verdadeiros carros ARE.
Cada Sierra reencarnado usará motor 2.0 Cosworth YB de 567 cv, recém montados com a contribuição do fabricante de motores original da ERA, Vic Drake, que produziu mais de 100 motores preparados para os RS500. Além disso, os carros usarão caixa de câmbio Getrag de cinco velocidades, sistema de combustível Proflex Advanced Technology e um diferencial viscoso traseiro de 9 polegadas.
Estas foram as boas notícias. A ruim é a de que os preços começam nos US$ 260 mil…