Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Ford Transit SuperVan 3 Cosworth: ainda dá para sonhar

Compartilhe!

A Ford Transit SuperVan 3 é a prova de que ainda dá para sonhar no atual chato mundo do automóvel.

ford-supervan-3-traseira-670x502

Há dois tipos de veículos que causam muito desprezo em quem realmente gosta de automóveis: minivans familiares e furgões, que só servem para transportar famílias no primeiro caso e carga no segundo. Nào há a menor graça nisso. Quando você compra uma minivan, de imediato desaparece qualquer chance e esperança de ter um superesportivo italiano vermelho de 500 cv na garage; sua vida sobre rodas acaba ali. Já os furgões porque são os veículos mais práticos que existem, no pior sentido possível. O espaço todo é destinado a levar carga, não tendo lugar para motores grandes, bancos “concha” com apoios laterais ou qualquer outro tipo de equipamento que nos faça sentir feliz ao volante. Nada disso, o objetivo é levar coisas de um lado para outro. E só.

Ford-Transit-Supervan-capa-e1416852780997-750x400

Com estes dados em mente, algumas marcas de automóveis sentiram a necessidade de produzir uma -e apenas uma- unidade mais interessante dos citados atentados à luxúria automobilística. A Renault, por exemplo, mostrou ao mundo 1995 um protótipo da minivan Espace, equipado com um motor central de Fórmula 1 e pilotada por Alain Prost. A Ford teve também seus momentos de lucidez e abençoados devaneios. Tudo começou quando colocou o motor de um GT40 no furgão Transit MK1. O ponto alto foi quando tiraram esse motor e instalaram no lugar um motor de Fórmula 1, Cosworth HB,  na Transit MK3.

1995-Ford-Transit-Supervan-3-emblema-670x444

É óbvo e desnecessário explicar que, na verdade, a única coisa que sobrou de uma Transit foi uma vaga lembrança visual sendo que nesta Ford Transit Supervan 3 o chassis era o mesmo utilizado no Ford C100, carro de competição de 1981, e a carroce reduzida em escala 7:8 da original. O motor Cosworth HB 3.5V8 corta a rotação a 13.800 rpm e desenvolve cerca de 650 cv, que aliados aos 890 kg do furgão, eram mais do que suficientes para qualquer entrega expressa em domicílio.

Num dos grandes eventos anuais do mundo dos automóveis, o festival de velocidade de Goodwood, a Ford Transit SuperVan 3 fez uma rápida e impressionante aparição, mostrando que ainda é possível sonhar nesse mundo chato. Antes que sua mulher o acorde e faça comprar uma minivan de sete lugares…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español