Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FORD VAI LANÇAR PICKUP FEITA DE ALUMÍNIO

Compartilhe!

b1

A Ford está pronta para lançar a nova geração da pick-up F-150 no Salão de Detroit, em janeiro próximo. A responsabilidade, segundo a marca, é alta, não apenas por se tratar da pickup mais vendida nos Estados Unidos nos últimos 37 anos (a série F é assim o “carro” mais vendido naquele país nos últimos 32 anos), mas porque deixará a sua estrutura em aço de lado para usar outra, de alumínio.

b2

A ideia de mudar para o alumínio veio da necessidade urgente de reduzir consumo e emissões da linha para cumprir a legislação de lá, cada vez mais rígida nesses quesitos. A série F, que existe desde os anos 1940, vai totalizar 750 mil unidades vendidas só em 2013. Com o aperto das regras anti-poluição previsto até 2025, a Ford não tem alternativa senão tornar a F-150 mais eficiente do ponto de vista do consumo e de emissões.

b3

A passagem para o alumínio é um bom começo, pois são 340 kg de redução de peso. Isso vai obrigar a uma parada nas três fábricas que produzem a pickup (Michigan, Iowa e Missouri) durante duas semanas, pelo menos, para ajustes da linha de montagem e introdução de novas ferramentas industriais para trabalhar com alumínio.

Além disso, a nova F-150, terá desenho inspirado no concept Atlas (fotos), mostrado há um ano, e fará o downsize de motores: atualmente, o menos potente é o 3.5V6, e a partir de 2014 será um 2.7 turbo de uma nova “família” Ecoboost. Também irá estar equipada com a nova transmissão automática de 10 velocidades, que está sendo desenvolvida em parceria com a General Motors, e com um sistema de recuperação de energia cinética e propulsão híbrida desenvolvida com a Toyota. De acordo com valores preliminares, não confirmados pela Ford, a nova F-150 deverá registrar consumo médio de 12,8 km/litro.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español