Ford vai lançar sete elétricos até 2024

Compartilhe!

A Ford anunciou que vai lançar sete modelos elétricos, sendo três de passageiros e quatro comerciais. Terá assim., nove modelos elétricos disponíveis em dois anos. Um deles será a esperada versão 100% elétrica do Ford Puma. Mas não se anime, o Brasil está de fora, por enquanto, desses planos.

Ford-eletricos

Focalizada em ter a linha gama 100% elétrica na Europa a partir de 2030, a Ford anunciou que até 2024 vai lançar sete modelos elétricos, depois de ter criado uma divisão especialmente para desenvolver modelos movidos a baterias.

Ford elétricos

Destes novos modelos, três serão de passageiros e quatro serão veículos comerciais, com a Ford apontando como meta vender mais de 600 mil veículos elétricos na Europa já em 2026.

Ford elétricos

Como resultado desta aposta na eletrificação, a Ford vai investir na fábrica de Colonia (Alemanha), e na de Craiova (Romênia). Além disso, a marca norte-americana anunciou uma “joint venture” com as empresas SK On e Koç Holding para criar uma fábrica de baterias na Turquia.

Cologne Electrification Centre
Da fábrica de Colonia, na Alemanha vão sair dois dos novos modelos elétricos da Ford.

Começando pelos modelos de passageiros, pelo menos dois deles usarão a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Garantido é que todos estes modelos vão se posicionar abaixo do Mustang Mach-e.

O primeiro a chegar será um “crossover” médio. Com lançamento previsto para 2023, este será produzido em Colonia, e vai oferecer 500 km de autonomia, segundo a marca. Em seguida, já em 2024, um modelo que a Ford classifica como “Sport Crossover”, que deverá ter uma relação de parentesco com outro “crossover”, como o Volkswagen ID.5 tem com o ID.4.

Mas de todos os modelos elétricos que a Ford se prepara para lançar, o que mais chama atenção é o novo Puma elétrico. Com lançamento previsto para 2024, a versão elétrica do best-seller da Ford na Europa será produzida na Romênia —onde é produzido o Puma atual—, restando saber se mantém a mesma plataforma (a do Fiesta) ou não.

Como a meta de alcançar a neutralidade carbônica até 2050 não se atinge somente com a eletrificação da linha de veículos de passageiros, a Ford vai apostar -ainda mais- na eletrificação dos seus modelos comerciais.

Assim, à já conhecida Ford E-Transit vão se juntar as versões elétricas da Transit Custom e Tourneo Custom em 2023, e em 2024 as Transit Courier e Tourneo Courier elétricas.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español