Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

FÓRMULA 1 ELÉTRICO FABRICADO EM PORTUGAL

Compartilhe!

f1eletrico_4

Estudantes são verdadeiros gênios até incompreendidos. A notícia vem lá do Velho Continente, da Pátria Mãe, onde 25 estudantes do Instituto Superior Técnico (IST), com idade entre 21 e 22 anos, desenvolveram e construíram um carro elétrico de competição, um protótipo da Fórmula 1 Universitária, sendo considerado como “o mais tecnológico” construído em Portugal.

O modelo, apresentado durante o Evento do IST, é o quinto modelo construído por um grupo de alunos, mas tem como principais inovações o chassis monocoque, apêndices aerodinâmicos (asas e fundo plano), suspensão e rodas integrais em fibra de carbono e diferencial eletrônico”.

f1eletrico_2

O novo carro FST05 foi construído pela equipe de alunos, com ajuda de vários patrocinadores, num investimento de 350 mil euros, para competir em provas na Alemanha, Hungria e Espanha, no âmbito do Fórmula Student, uma competição internacional criada para alargar os conhecimentos dos estudantes universitários.

João Pedro, o chefe da equipe de engenharia, disse estar muito orgulhoso por ele e os seus colegas terem conseguido cumprir o desafio. “Somos 25 pessoas diferentes, que não recebem nada para fazer isto e ainda temos de conciliar com a escola. Foi um trabalho muito duro”, disse o jovem estudante, adiantando que o FST05 é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,5 segundos.

f1eletrico_1

Na apresentação do projeto, João Pedro explicou ainda que o escolha por um carro elétrico surgiu pelas “preocupações ambientais e incerteza do mercado dos combustíveis fósseis”. O padrinho do novo projeto foi o ex-piloto de Fórmula 1 Pedro Lamy, que disse estar orgulhoso pelo que que o estudantes alcançaram.  “Mostramos que conseguimos competir ao mais alto nível e espero que estes engenheiros se entusiasmem com a competição. O carro é muito bonito, espero que seja também eficiente”, disse Lamy que até manifestou o desejo de “dar uma voltinha”. O FST05 é o segundo carro elétrico construído pela equipe FST Novabase que, em 2001, construiu o seu primeiro carro de competição e que viria a ganhar um prêmio internacional em 2002.

Jorge Finardi Filho


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español