Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Fórmula 1: FIA apresenta capacete que será obrigatório no ano que vem

Compartilhe!

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) apresentou o modelo do novo capacete que será obrigatório já no próximo Mundial de Fórmula 1 e se estenderá aos outros campeonatos.

Este novo capacete, de proteção reforçada, tem o nome de “Protótipo 8860-2018” e resulta de uma década de pesquisas; indica características, desenho e o desempenho que serão exigidos dos fabricantes. Para isso a FIA trabalhou em conjunto com as marcas Stilo, Bell Racing (nas imagens), Schuberth e Arai.

Entre os novos benefícios de segurança oferecidos estão a proteção balística avançada, aumento da capacidade de absorção de energia e a extensão da área de proteção para os pilotos.

“Os atuais capacetes de ponta já são os mais seguros no mundo, mas o novo modelo os coloca no nível seguinte. É importante para a nossa investigação sobre segurança que continuemos a procurar melhorar, e é por isso que estamos solicitando a todos os fabricantes que trabalhem de encontro a este modelo mais exigente para os nossos campeonatos”, afirmou o diretor de segurança da FIA, Laurent Mekies.

As alterações impostas pelo novo modelo incluem, segundo refere a FIA: topo da abertura da viseira rebaixado em 10 mm para incorporar proteção balística avançada, que atinja níveis de segurança sem precedentes durante o impacto de destroços; áreas de proteção nos lados aumentadas para oferecer compatibilidade com os últimos apoios de cabeça dos monopostos e sistemas de proteção laterais da cabeça, em carros fechados garantindo que a gestão da energia está exatamente onde o apoio está colocado, e construção do capacete utilizando compostos materiais avançados para garantir não apenas a dureza, mas também resistente ao esmagamento e à penetração.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *