FÓRMULA 1: MULHER AO VOLANTE!
A Williams anunciou a contratação de Susie Wolff como segundo piloto de testes da equipe. A escocesa, que atualmente compete no DTM, vai realizar alguns treinos com o FW34, além de acompanhar a equipe em várias etapas do Mundial de Fórmula 1 deste ano, ao mesmo tempo que mantém a sua participação no Campeonato Alemão de Turismo.
Frank Williams, responsável pela equipe de Fórmula 1, afirmou que “Susie é uma piloto talentosa, bem-sucedida e muito profissional, que compete numa das categorias mais disputadas do automonilismo. Na função de piloto de testes, ajudará no desenvolvimento do nosso simulador e em outros recursos técnicos”.
“Além disso”, continuou Williams, “realizará também alguns testes aerodinâmicos com os FW34 e um teste completo em pista nos próximos meses.” O diretor da equipe (a mesma que matou Ayrton Senna e por onde compete seu sobrinho Bruno) destacou que o processo de contratação -por Susie ser casada com Toto Wolff, um dos diretores da Williams- foi extremamente criterioso, tendo sido aprovado pela direção, decisão da qual Toto Wolff não participou.
Susie acredita que contribuirá com o conhecimento e experiência adquiridos na sua carreira, esperando demonstrar “que as mulheres podem desempenhar um papel no mais alto nível dos desportos motorizados”. Bernie Ecclestone, o chefão da Fórmula 1, pensa um pouco diferente. “Se a Susie for tão rápida na pista quanto é bonita fora dela, será uma adição de peso para qualquer equipe. E, além disso, é muito inteligente. Estou ansioso para vê-la na Fórmula 1”.
Na verdade, a Fórmula 1 busca atingir o público feminino, espelhando-se no que já fez a Fórmula Indy. Outra mulher, a espanhola Maria de Villota (filha do ex-piloto Emilio de Villota), também foi contratada como piloto de testes, da equipe Marussia.