Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

F-1: O NOVO RBR

Compartilhe!

Trabalho amplo no bico, para atender ao regulamento

A cada temporada, os modelos de Fórmula 1 se distanciam dos automóveis e se aproximam mais dos aviões. Tudo por conta da aerodinâmica. Outro exemplo disso é o novo carro da RBR, o RB8, que foi apresentado com a missão de tentar o tricampeonato de pilotos e construtores na Fórmula 1. Depois de brincar com o carro da Ferrari –considerado feio (uma bobagem, pois carros de Fórmula 1 tem que ser eficientes, e não feio ou bonito), a equipe mostrou a nova criação do projetista Adrian Newey, que precisou usar sua criatividade para respeitar o novo regulamento. Só para lembrar, Newey passou pela equipe Fittipaldi.

A regra que entra em vigor este ano estabelece altura máxima de 55 centímetros na dianteira do carro, e por isso muitas equipes apelaram para um “degrau” entre o bico e o cockpit. Na RBR, a solução encontrada por Newey foi diferente, com uma abertura que pode funcionar como tomada de ar e linhas laterais mais inclinadas.

Fora a dianteira, o RB8 tem as linhas quase padronizadas da categoría, que remetem ao modelo anterior, carro com o qual a equipe austríaca venceu 12 das 19 corridas do ano passado. O motor é Renault,  e a dupla de pilotos continua formada pelo alemão Sebastian Vettel -o mais jovem bicampeão da história- e pelo australiano Mark Webber. Este piloto é rápido, mas foi ofuscado completamente pelo companheiro de equipe. Por isso, esta é a sua última oportunidade de brigar pelo título, aos 35 anos. O bom desempenho em 2012 vai definir seu futuro na categoria. O piloto-reserva será o suíço Sebastien Buemi, que guiou para a STR nas últimas três temporadas.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español