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Fox Pepper é a aposta da VW na esportividade

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Depois da boa aceitação do público no Salão do Automóvel de São Paulo de 2014, o Novo Fox Pepper começa a chegar às concessionárias da marca. Com visual exclusivo e conteúdo diferenciado, o hatch tem apelo esportivo, como sugere o nome Pepper (pimenta, em inglês). O modelo chega à versão de produção cinco meses após ser exibido como conceito e está disponível em quatro cores: Vermelho Tornado, Prata Sargas, Branco Cristal e Preto Ninja.

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Com conteúdo de série baseado no Fox Highline, o Fox Pepper traz uma série de recursos de tecnologia e segurança, como Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR). Além disso, o modelo é equipado com o novo motor 1.6 MSI de até 120 cv, da linha EA211, com quatro válvulas por cilindro, e com a nova transmissão manual de seis marchas.

O estilo do Fox Pepper é evidenciado pelo teto preto, com pintura especial, e acabamento premium. Soma-se a isso o novo pára-choque dianteiro, com visual mais robusto do que o restante da linha Fox. Assim como no CrossFox, no Fox Pepper os faróis auxiliares –que contam com aros pintados em preto brilhante– têm formato retangular e tripla função, funcionando como faróis de neblina, faróis de longo alcance e luzes de conversão estática (também conhecidas por “Cornering lights”).

Chama a atenção também a grade frontal, em formato de colméia e com friso vermelho horizontal, inspirada no Golf GTI. Além disso, a máscara do farol é mais escurecida. Ainda no pára-choque dianteiro há um aplique pintado em Chrome Effect ou na cor do veículo, dependendo da cor externa.

Passando para a lateral, chama atenção os retrovisores (com luz de direção integrada) pintados em Vermelho Tornado (para veículos nas cores Branco Cristal, Preto Ninja e Prata Sargas) ou Preto Ninja (para veículos na cor Vermelho Tornado). O aplique na parte inferior das portas também é diferenciado e é pintado em Chrome Effect (para veículos nas cores Preto Ninja e Prata Sargas) ou na cor do veículo (para veículos nas cores Branco Cristal e Vermelho Tornado). A soleira interna das portas traz um aplique decorativo com o nome “Fox Pepper”.

Pouco abaixo dos retrovisores foi colocado o adesivo de uma pimenta, referência à versão. Outro elemento de estilo que realça a vocação esportiva do modelo são as rodas de liga leve de 15 polegadas com visual exclusivo. Assim como o Fox Highline, o modelo pode receber opcionalmente rodas de 16 polegadas com visual exclusivo e efeito diamantado, ainda mais esportivas.

O Fox Pepper traz na lateral molduras na cor preta (claddings), acima das caixas de roda, reforçando o desenho dos pára-lamas e o caráter esportivo do veículo. A tonalidade preta figura também na traseira do carro. Na parte inferior do pára-choque traseiro há um difusor de ar pintado em preto brilhante. O Fox Pepper conta também com ponteira de escapamento dupla.

O modelo pode receber opcionalmente uma caracterização ainda mais esportiva, com o teto pintado de Preto Ninja, a coluna “B” (central) com adesivo preto brilhante e rodas de liga leve pintadas de preto nas hastes internas e diamantadas na face externa. Esta opção está disponível para os veículos nas cores Branco Cristal, Vermelho Tornado e Prata Sargas. Para os veículos na cor Preto Ninja, há a opção das rodas de liga leve pintadas de preto nas hastes internas e diamantadas na face externa.

O interior traz ambientação totalmente nova em comparação aos demais modelos da linha Fox. As saídas de ar com aros pintados de vermelho evidenciam a proposta do modelo. Com a nova linguagem mundial de estilo, o volante revestido de couro com costuras na cor vermelha é semelhante ao do Golf Highline,  oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo. O cinzeiro -item desnecessário- tem o logotipo da versão e a inscrição “Fox Pepper” em adesivo resinado.

Outra exclusividade do modelo são os bancos. Forrados no desprezível couro sintético (qque outrora era chamado de napa ou curvim) na tonalidade Palladium (cinza), os assentos do Fox Pepper contam com um estilo diferenciado, com apliques vermelhos nos apoios dos bancos dianteiros e nos painéis de porta. O nome da série é bordado nos bancos dianteiros. Complementam o conjunto os tapetes dianteiros e traseiros de carpete com pinos de fixação para o do motorista.

O Fox Pepper é equipado com o novo motor 1.6 MSI, da “família” EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema E-Flex de partida a frio (que dispensa o tanquinho auxiliar de combustível), coletor de escapamento integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando de válvulas (segundo a VW “integrado à tampa do cabeçote (sic)…”.

Com todas essas inovações, o Fox Pepper, quando abastecido com etanol, acelera de zero a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a aceleração o 0-100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima.

Outro recurso de tecnologia presente no Pepper é o rádio com navegador RNS315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela touchscreen de 5,5 polegadas, Bluetooth, AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui slot para SD Card, que pode reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

TC (M-ABS) – O Traction Control, ou Controle de tração, tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar em curvas, controlando eletronicamente o torque do motor. No Pepper, o TC (M-ABS) é equipamento de série.

ESC – Controle eletrônico de estabilidade – Presente no Fox Highline, o sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC) também integra a lista de opções de recursos de segurança no Pepper. O sistema reconhece o estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esses comandos. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampas – Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração – Integrado ao ESC, o ASR auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial – Em trilhas ou em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de funciona de forma automática, sem necessidade do motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

HBA – Função adicional do sistema ESC, o HBA ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.


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