Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Genial: garota de 14 anos cria coluna “transparente”

Compartilhe!

Alaine Gassler, estudante norte-americana da Pensilvânia de apenas 14 anos, teve uma ideia genial: criou uma solução de visibilidade para as colunas dianteiras dos novos carros, que estão ficando cada vez mais largas. Ela apresentou sua invenção em uma competição nacional de ciência e tecnologia, derrotando cerca de 2.500 concorrentes, o que valeu um prêmio de US$ 25 mil.

 
 

O projeto de Alaina pode ser considerado simples e barato -verdadeiro “ovo de Colombo”- mas nem por isso deixa de impressionar pela eficiência. Trata-se de uma câmera montada do lado de fora do carro, que projeta o que acontece no ângulo em que a coluna dianteira do lado direito esconde. A imagem é levada em tempo real a um projetor na parte interna do veículo e projetada na “coluna A” direita. Assim, quando o motorista olhar naquela direção, irá enxergar o que a coluna cobre.  

Segundo a garota, a ideia surgiu quando sua avó bateu a lateral do carro em um poste, que estava em ponto cego. A imagem projetada na coluna é vista apenas pelo motorista, já que o tecido reflete a imagem na direção do projetor; contraste e brilho podem ser ajustados conforme a maior ou menor luminosidade. O objetivo da estudante é usar projetores LCD para maior qualidade de imagem.

Rápida, Alaina quer vender a patente de sua criação para alguma montadora ou empresa.

Confira o vídeo:

 

 

 


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *