GM cria sistema de compartilhamento -barato- de carros

Compartilhe!

Se com o Uber os encardidos taxistas brasileiros já ficam à beira da histeria, imagine se você puder compartilhar com outros passageiros um carro novinho a R$ 24/hora? Visando a promoção de novas formas de mobilidade, a General Motors anunciou a expansão da sua plataforma de “car-sharing” com a criação de uma nova marca, a Maven, que será adaptada a um novo modelo de negócio que procura responder a uma das alterações mais importantes do mercado e dos consumidores.

Maven-2-1024x682

Um dos desafios que as marcas automóveis enfrentam passa pelo crescente desapego das novas gerações em relação ao automóvel, vendo neste apenas um meio de transporte e preferindo, em muitos dos casos, os transportes públicos ou outros, mais sustentáveis, como a bicicleta, para efetuar as suas deslocações. Assim, alguns fabricantes procuram adaptar-se a este novo cenário, tendo acontecido isto já com a Ford e agora também com a General Motors.

O grupo norte-americano lançou este esquema em Detroit, para que os utilizadores do novo aplicativo Maven possam utilizar um veículo da Chevrolet para os seus deslocamentos, com a tarifa muito baixa, de US$ 6/hora. O programa terá, numa fase inicial, 21 locais de estacionamento indicados na zona de Ann Arbor e os custos de combustível e de seguros já estão incluídos na tarifa.

Maven-1-1024x682

Este programa com a marca Maven distingue-se por não ser um serviço como o Lyft ou a Uber, em que os passageiros são “apanhados” por um motorista, como uma espécie de táxi de luxo, mas sim um esquema de compartilhamento de veículos. O recém-criado Maven também passa a incorporar todos os programas do gênero que já existiam por parte da GM em Nova Iorque e que serão levados também para Chicago. Prevê-se, igualmente, que os programas de compartilhamento de veículos nas cidades alemãs de Frankfurt e de Berlim também se incluam nesta nova marca.

Dan Amman, presidente da General Motors, explicou que esta é a resposta da sua companhia às alterações constantes e rápidas das exigências por parte dos consumidores, observando ainda que são esperados 25 milhões de clientes para utilização deste serviço em 2020.

A GM prevê a expansão do programa Maven para outros mercados, pesquisando neste momento esquemas semelhantes nas suas instalações nos Estados Unidos, China e Alemanha, para testar o que poderá funcionar no futuro, até pela questão de introdução inevitável de veículos autônomos.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español