GM MANTÉM O CLASSIC EM SÃO JOSÉ

Compartilhe!

Após reunião que durou quase 10 horas, a GM e sindicalistas chegaram ontem a (04/08) a um acordo que visa manter a produção do Chevrolet Classic naquela unidade e assim evitar demissões na fábrica da montadora em São José dos Campos (SP). Mas isso não vai evitar o afastamento temporário de 940 operários. A otimização de seu portfólio e a evolução dos métodos produtivos significam, em explicação simplista, que a empresa necessita de menos mão de obra, o que é natural.

O acordo também prevê um Plano de Demissão Voluntária (PDV) para todos os operários que trabalham no complexo da montadora. AInda pelo acordo, a GM anunciou que vai continuar a produzir o modelo Classic, na linha MVA (Montagem de Veículos Automotores) de São José dos Campos, que corria o risco de ser fechada. A nova pickup S10 continua sendo feita lá sem problema algum.

Segundo o acordo, o afastamento dos 940 operários será em regime lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho), e vai durar até novembro, total de três meses e 10 dias. Durante esse período, os operários vão receber bolsa do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), e só parte do salário será pago pela montadora.

O acordo foi anunciado pelo Sindmetal (Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região). Segundo o sindicato, 1.840 operários corriam o risco de serem demitidos caso a produção do Classic, único modelo fabricado na MVA fosse interrompida, e essa unidade, fechada. Meriva, Zafira e Corsa eram feitos lá, mas os modelos foram substituídos por outros mais atuais.

Segundo o sindicato, as propostas serão apresentadas para os operários na próxima terça-feira e, caso aprovadas, o período de lay-off começa no mesmo dia. A GM explicou que foram abertas 1.848 vagas nas suas fábricas da GM entre 2008 e junho de 2012, e que esse número crescerá para 2.063 vagas até dezembro.

Antes disso, o sindicato havia feito uma proposta absurda: concentrar a produção do Classic em São José, fabricar ali o Sonic (o modelo é coreano) e voltar a fazer os caminhões Chevrolet/GMC na unidade, como se isso pudesse ser realizado em poucos dias ou meses.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español