Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GM: OnStar já fez um bilhão de atendimentos

Compartilhe!

A General Motors anunciou que o seu revolucionário sistema OnStar superou já a marca de um bilhão de atendimentos aos clientes ao longo dos quase 19 anos de presença no mercado. O serviço de apoio ao motorista está sendo implantado pela marca no Brasil.

opel-onstar1-1024x682

Para fechar essa conta, a GM somou todos os atendimentos feitos a partir de smartphones, tablets e serviço integrado nos seus automóveis e caminhões. Quando foi lançado, há cerca de 19 anos, então como um serviço que apenas efetuava uma chamada de emergência quando um dos airbags fosse accionado, o sistema mostrava um patamar de eficiência elevado, onde a interação atual deve se expandir: hoje, o OnStar consegue desbloquear portas remotamente, carregar indicações de navegação direto para o veículo, além de compilar informações do veículo e informar o proprietário da condição do mesmo.

onstar-retrovisor-1280x551

De acordo com os dados da GM, a cada dois segundos um cliente entra em contato com a OnStar, o que dá em média 5 milhões de chamadas por mês, de uma base de clientes em torno de 7 milhões de usuários. A esses números é preciso acrescentar 8,8 milhões de interações mensais a partir das aplicações móveis. Como curiosidade, o OnStar já ajudou até no nascimento de bebês nos Estados Unidos, fazendo chamadas de emergência para os serviços médicos, mas também ajuda a seguir o trenó do Papai Noel na véspera do dia 25 de dezembro, numa parceria com a NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos).

“O serviço OnStar deu origem ao primeiro automóvel ligado à rede em 1996 e hoje continua na vanguarda da inovação por meio dos serviços oferecidos na Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac e, em breve, nos automóveis da Opel em todo o mundo”, explicou Alicia Boler-Davis, vice-presidente do departamento da General Motors dedicado à experiência de conectividade dos clientes em nível global.

O serviço OnStar para os modelos Opel e Vauxhall na Europa será iniciado na Europa no dia 3 de agosto, fazendo a sua estreia no Opel Astra, cuja nova geração vai ser apresentada em setembro, para depois chegar ao mercado em outubro. Por lá, a tecnologia poderá também ser encomendada com o ADAM, Cascada, Corsa, Insignia, Meriva, Mokka, Zafira Tourer e Karl (este no início de 2016).

Os usuários do OnStar na Europa vão ter total controle dos seus dados, sendo garantida a privacidade de informações e de localização. A única situação em que o sistema irá revelar a localização do veículo de forma involuntária será no caso de um dos airbags ser acionado e, após contato do centro do OnStar, não existir resposta por parte do motorista, tratando o centro de enviar a localização para os serviços de emergência do local em questão.

O OnStar prossegue seu processo global de expansão e anunciou recentemente a chegada ao Brasil, ainda para este ano. O sistema estará disponível inicialmente no Chevrolet Cruze, recentemente renovado e apresentado no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

Eficiente e prático, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade.

 

OnStar: Sistema inovador e pioneiro que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade.

Entre os principais serviços do OnStar estão:

Segurança – ajuda no processo de recuperação em caso de roubo do veículo.

Emergência – notificação automática de acidente, assistência 24 horas por meio de uma central de atendimento e de informações.

Conectividade – possibilidade de comandar e verificar diversos itens do carro à distância por meio de aplicativo no smartphone, incluindo o travamento/destravamento das portas e o acionamento da buzina e do pisca-alerta, por exemplo.

Navegação – envio do destino de forma remota ao sistema multimídia do veículo.

Para contatar um atendente do OnStar em qualquer hora do dia, basta o motorista pressionar um botão localizado na base do espelho retrovisor central do carro ou fazê-lo por meio do aplicativo do smartphone.

No Brasil, os serviços do OnStar serão customizados de acordo com as preferências do mercado local e suas funcionalidades serão anunciadas em breve.

A OnStar é uma subsidiária da GM, junto com a afiliada Shanghai OnStar Telematics (uma joint venture envolvendo OnStar, Shanghai General Motors e Shanghai Automotive Industry Corporation). Tem 7 milhões de assinantes na América do Norte e na China. O OnStar com 4G LTE está atualmente disponível em mais de 30 modelos 2015 da GM nos Estados Unidos e Canadá.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español