GM: OnStar já fez um bilhão de atendimentos
A General Motors anunciou que o seu revolucionário sistema OnStar superou já a marca de um bilhão de atendimentos aos clientes ao longo dos quase 19 anos de presença no mercado. O serviço de apoio ao motorista está sendo implantado pela marca no Brasil.
Para fechar essa conta, a GM somou todos os atendimentos feitos a partir de smartphones, tablets e serviço integrado nos seus automóveis e caminhões. Quando foi lançado, há cerca de 19 anos, então como um serviço que apenas efetuava uma chamada de emergência quando um dos airbags fosse accionado, o sistema mostrava um patamar de eficiência elevado, onde a interação atual deve se expandir: hoje, o OnStar consegue desbloquear portas remotamente, carregar indicações de navegação direto para o veículo, além de compilar informações do veículo e informar o proprietário da condição do mesmo.
De acordo com os dados da GM, a cada dois segundos um cliente entra em contato com a OnStar, o que dá em média 5 milhões de chamadas por mês, de uma base de clientes em torno de 7 milhões de usuários. A esses números é preciso acrescentar 8,8 milhões de interações mensais a partir das aplicações móveis. Como curiosidade, o OnStar já ajudou até no nascimento de bebês nos Estados Unidos, fazendo chamadas de emergência para os serviços médicos, mas também ajuda a seguir o trenó do Papai Noel na véspera do dia 25 de dezembro, numa parceria com a NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial dos Estados Unidos).
“O serviço OnStar deu origem ao primeiro automóvel ligado à rede em 1996 e hoje continua na vanguarda da inovação por meio dos serviços oferecidos na Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac e, em breve, nos automóveis da Opel em todo o mundo”, explicou Alicia Boler-Davis, vice-presidente do departamento da General Motors dedicado à experiência de conectividade dos clientes em nível global.
O serviço OnStar para os modelos Opel e Vauxhall na Europa será iniciado na Europa no dia 3 de agosto, fazendo a sua estreia no Opel Astra, cuja nova geração vai ser apresentada em setembro, para depois chegar ao mercado em outubro. Por lá, a tecnologia poderá também ser encomendada com o ADAM, Cascada, Corsa, Insignia, Meriva, Mokka, Zafira Tourer e Karl (este no início de 2016).
Os usuários do OnStar na Europa vão ter total controle dos seus dados, sendo garantida a privacidade de informações e de localização. A única situação em que o sistema irá revelar a localização do veículo de forma involuntária será no caso de um dos airbags ser acionado e, após contato do centro do OnStar, não existir resposta por parte do motorista, tratando o centro de enviar a localização para os serviços de emergência do local em questão.
O OnStar prossegue seu processo global de expansão e anunciou recentemente a chegada ao Brasil, ainda para este ano. O sistema estará disponível inicialmente no Chevrolet Cruze, recentemente renovado e apresentado no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Eficiente e prático, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista serviços de Emergência, Segurança, Navegação e Conectividade.