GM VAI USAR NOME MONZA PELA SÉTIMA VEZ
Pela sétima vez, a General Motors vai usar o nome Monza. Desta vez num concept car da Opel, que será apresentado no Salão de Frankfurt. O protótipo da Opel antecipa as formas de um esportivo que poderá ser lançado pela marca alemã, com tração traseira ou integral e motor dianteiro.
Os destaques são a enorme entrada de ar dianteira, o agressivo desenho da dianteira e o formato dos faróis. Percebe-se as caixas de rodas bem destacadas e as nervuras no capô. A ausência de espelhos retrovisores é normal, pois no protótipo foram substituídos por câmaras de ré.
Entre as soluções tecnológicas, o Monza Concept vai estrear várias novidades que fazem parte do programa “Drive!2020”, projeto definido com uma estratégia bem planejada e que pretende ajudar a Opel a progredir no futuro.
Karl-Thomas Neumann, CEO da Opel, explicou que “com o Opel Monza Concept conseguimos reagrupar todos os objetivos para os próximos modelos da Opel. É a nossa visão de futuro da marca e representa os nossos valores fundamentais, engenharia e precisão alemã, acompanhados de um estilo impressionante e inovações adaptadas ao uso diário. O Monza Concept comunica estes elementos de modo visionário, exprimindo com clareza e graciosidade uma inspiração brilhante. O modelo é um estudo que terá impacto duradouro na próxima geração de modelos da Opel”.
O nome Monza já havia sido usado pela Chevrolet nos conceitos Corvair Monza GT (1962) e Corvair Monza SS Roadster (1963), e na versão conversível do Corvair (1965-1969), que só teve 521 unidades produzidas. Na própria Opel, Monza era a versão cupê do Opel Senator (1977-1987). Depois Monza foi o nome de um carro produzido entre 1974 e 1980, que chegou a ter motor Wankel, e no Brasil batizou o Ascona, o “Projeto J” da Opel, que foi fabricado de 1982 a 1996 com enorme sucesso. Nos anos 1930 o famoso autódromo italiano emprestou seu nome à Alfa Romeo 8C 2300 e depois para a Alfa Romeo TZ1 de 1964.