Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GM VOLTA A SER MAIOR FABRICANTE DO MUNDO

Compartilhe!

gm_1

A General Motors está em festa no mundo! O conglomerado americano que reformulou totalmente a sua de produtos e modelos nos últimos dois anos, retomou o posto de maior fabricante do mundo durante o segundo trimestre de 2013, e a Toyota caiu para o segundo lugar. É a primeira vez em seis trimestres que o fabricante japonês perde a sua posição de maior fabricante de veículos, o que pode ser atribuido às vendas ligeiramente inferiores no Japão e um crescimento lento na China.

A liderança da GM não é esmagadora. A Toyota vendeu 2,48 milhões de carros no segundo trimestre de 2013 e a GM vendeu 2,49 milhões de carros. As vendas da Toyota ainda estão estáveis, mas as vendas no Japão caíram 8,4% durante o segundo trimestre. A queda não é inteiramente culpa da Toyota. As vendas de automóveis no Japão têm caído lentamente durante a última década. Até mesmo a concorrente Honda viu as vendas caírem 14,6% no primeiro semestre do ano. A queda nas vendas no Japão é atribuída ao envelhecimento da população, que não precisa de carros e ao eficiente sistema de transportes públicos do país.

gm_2

Outro problema da Toyota pode ser o fato de ser japonesa, pelo menos para o mercado chinês. A disputa territorial entre a China e o Japão no ano passado prejudicou as vendas de automóveis japoneses na China. As vendas da Toyota cresceram 0,6% na China no segundo trimestre. Em comparação, a GM cresceu 12% e a Volkswagen 16% no mesmo período. Isso significa que, por enquanto, a Toyota deve investir em outros locais do planeta para retomar seu crescimento para manter-se como uma das duas grandes fabricantes do mundo.

De janeiro a junho, a Toyota ainda lidera as vendas mundiais com 4.91 milhões de carros vendidos. A GM está em segundo lugar com 4,85 milhões de carros vendidos, e a Volkswagen está em terceiro lugar com 4,7 milhões de carros vendidos. A Toyota e a Volkswagen estimam vender 10 milhões de carros até o final do ano. Será a primeira vez na história que qualquer fabricante vendeu tantos carros.

Embora a GM não tenha divulgado previsões, tem 18 carros novos ou atualizados prontos para o mercado americano, e um renovado Opel Insignia para a Europa. A marca, provavelmente, atingirá a ordem de vendas dos 10 milhões de carros até o final do ano.

Jorge Finardi Filho

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español