Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Goodyear exibe pneu que recarrega baterias

Compartilhe!

GY-Concept_BH03_view3-4_with-rim_Logo-Car_LR

Não só os fabricantes de automóveis apresentaram novidades no Salão de Tóquio. Também os fabricantes de componentes e de pneus, como no caso da Goodyear, surgiram no evento japonês com importantes novidades técnicas para os seus produtos, que podem chegar às ruas a médio prazo.

A marca norte-americana exibiu dois protótipos de pneus que ajudam a enfrentar os desafios da mobilidade. Na busca contínua por soluções inovadoras para pneus, os engenheiros da Goodyear vão procurando obter novos avanços.

O pneu o BH30 pode transformar o calor e pressão gerados durante a rodagem em energia elétrica para recarregar as baterias dos automóveis. O pneu gera eletricidade graças à ação dos materiais termoelétricos e piezoelétricos. O material termoelétrico transforma o calor gerado durante a rodagem, enquanto o material piezoelétrico transforma a pressão que se cria pela deformação da estrutura em eletricidade.

Tendo em conta que a procura pelos carros elétricos está crescendo, esta tecnologia poderá contribuir de maneira significativa para auxiliar no futuro da mobilidade.

Por outro lado, a Goodyear mostrou também o protótipo de pneu Triple Tube (abaixo) que pode ajustar a pressão do pneu cheio às condições que mudam nas vias, com o objetivo de oferecer ao motorista novos níveis de prestação e versatilidade. No futuro, esta tecnologia poderá ser utilizada para automóveis autônomos e permitir ao pneu adotar a forma que precisa antes de fazer uma curva. Este pneu utiliza uma bomba interna, que move o ar da câmara principal para as três câmaras individuais.

Concept Lexus Triple Tube_view 3-4 ok

Dependendo das condições da via, o pneu ajusta-se de forma automática em três posições diferentes: a posição Eco/Safety, que oferece menor resistência de rodagem; a posição Esportiva que transfere ao motorista bom comportamento em piso seco, graças a uma superfície de contato otimizado; e a posição Segurança para piso molhado, que oferece resistência à aquaplanagem graças ao uso de banda de rodagem elevada no centro do pneu.

Apesar de nenhum destes sofisticados protótipos de pneus chegar ao mercado num futuro próximo, a Goodyear continua empenhada na pesquisa dessas soluções, incentivando as suas equipes a ver mais à frente, com o pensamento de “mercado futuro”.

Estes dois protótipos de pneus têm sido desenvolvidos pelos engenheiros no Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo, e foram concebidos para fazer parte da imagem inovadora da empresa.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español