Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Google chega aos sistemas multimídia dos automóveis

Compartilhe!

a1

Bem semelhante ao sistema CarPlay da Apple, o Android Auto é novo sistema da Google que simplifica a ligação entre o motorista, automóvel e smartphone, reduzindo ainda mais a possibilidade de distração. A Open Automotive Alliance (OAA), parceria entre Google, Nvidia e várias marcas de automóveis, promete revolucionar os sistemas multimídia. Com cada vez mais marcas unindo-se à OAA, a Google apresentou o Android Auto.

Segundo o diretor de engenharia Android da Google, Patrick Brady, “com o novo sistema podemos ter as aplicações e serviços do smartphone com os controles físicos que são otimizados para a condução”. O Android Auto usa aplicativos que estão instaladas no smartphone, mas nem todas podem ser compatíveis com o sistema por razões de segurança (como é o caso do Youtube e outros aplicativos de vídeo).

O dispositivo é conectado ao carro por meio de um cabo USB (podendo no futuro fazer ligações sem fios), apresentando as informações nas telas (touchscreen ou não). Com o objetivo de reduzir ao máximo a distração causada pelos celulares (e até mesmo pelo painel de instrumentos) durante a condução, a tela apresenta o teclado apenas quando o carro está estacionado, sendo que em movimento todo o sistema é controlado por voz. Neste modo, o motorista pode pedir indicações de caminhos, reproduzir música ou acessar outras funções, como a agenda e meteorologia. Ao invés de mostrar o texto na tela, as informações são reproduzidas pelo sistema de som do carro, bastando tocar num pequeno comando na tela para atender uma chamada ou ler uma mensagem. Já na navegação, o sistema é semelhante ao que é visto nos smartphones, mostrando também informações adicionais e pontos de interesse como postos de combustível, hotéis e restaurantes.

Das várias marcas do grupo OAA, a Seat -do Grupo VW- já confirmou que começará a usar o sistema Android Auto nos seus carros, junto com aplicativos próprios com opções de personalização, informações e funções diversas.

a2 a3 a4


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español