GPS: TOM TOM USA SEU “MOBILE MAP” NO BRASIL
Por conta da sequência dos grandes acontecimentos esportivos irão acontecer no Brasil nos próximos anos, a TomTom vai lançar até o início de 2014, um programa que visa estabelecer mapas mais precisos dos mais de 85.000 quilómetros de estradas brasileiras. Recorrendo à tecnologia Mobile Mapping (MoMa), só no estado de S. Paulo um veículo especialmente equipado já percorreu mais de 10 mil quilómetros de estradas e identificou mais de 17 mil alterações nos mapas atualmente existentes.
As mudanças nos mapas compreendem também as informações recolhidas a partir do serviço “Map Share” da TomTom, que permite aos usuários reportarem alterações diretamente à TomTom. A empresa recebe atualmente 250 mil sugestões de mudanças por mês. Estas alterações abrangem mudanças de limite de velocidade, de faixas de rolamento, desvios e atualizações no nível de restrições nas vias.
O fato do Brasil receber eventos esportivos internacionais, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos, Fórmula 1 e Fórmula Indy nos próximos anos, gerou a necessidade de introduzir o programa MoMa no País, para fornecer aos usuários informações mais atuais, seguras e precisas no que diz respeitos às estradas.
É a primeira vez que os veículos de Mobile Mapping da empresa são utilizados no Brasil. Equipados com tecnologia de ponta, que inclui equipamento avançado como câmaras HD de 360º, scanners a laser e recursos de navegação de alta precisão, são capazes de recolher informações muito precisas de estradas que não ainda não estavam registadas.
A sua utilização, combinada com as informações enviadas pelos utilizadores através do programa Map Share, irá permitir à TomTom fornecer rotas e tempos de viagem mais seguros e precisos aos usuários de estradas brasileiras, reduzindo por exemplo o risco de ser levado para o interior de uma favela do Rio de Janeiro ou São Paulo.