Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

GSi, o endiabrado Astra esportivo que o Brasil não conheceu

Compartilhe!

Aqui os carros esportivos dos anos 1980/1990 estão em alta. Kadett GS/GSi, Gol GT/GTS/GTi, Escort XR3, Fiat 1.5/1.6R e outros povoam os sonhos de muitos, em especial aqueles que eram “duros” na época e hoje podem resolver a pendência de ter um deles na garagem. Mas um carro interessante da época, que não deus as caras por aqui -pelo menos na configuração esportiva- é este Astra.

opel-astra-gsi-1-750x496

Em 1991, época em que a economia mundial borbulhava e a palavra crise era pouco usada , chegou às ruas daquele continente o Opel Astra GSi, um dos esportivos que se tornou referência da década de 1990. Foi um modelo que recuperava a denominação GSi, já utilizada no Kadett, e que colocou definitivamente a Opel no mapa dos esportivos.

Equipado com o motor 20XE que já havia feito as delícias de milhares de aficionados no Kadett GSi europeu, este eficiente motor 2.0 16V oferecia (sem catalisador) saudáveis 156 cv de potência máxima nas rodas dianteiras, e era facilmente identificado pela tampa de válvulas do motor com aplique vermelho e a inscrição “Opel DOHC 16V”. Como pesava apenas 1.100 kg, chegava aos 100 km/h em apenas 8 segundos e, graças ao excelente motor, atingia os 216 km/h. Conhecido pela sua extrema durabilidade, era muito fácil para os entusiastas europeus arrancarem mais potência do 20XE sem colocar em risco a resistência. Um motor que podia beirar fácil os 300 cv!

opel astra gsi 2

Infelizmente, eram tempos de excessos em termos de tuning de mau gosto (como aconteceu aqui), e a maioria desses Opel Astra GSi 16V caíram em mãos erradas e foram vítimas de transformações ridículas, e por isso se tornaram raros mesmo na Alemanha.

Em 1995, com a entrada em vigor da norma Euro2 por lá, a Opel foi obrigada a equipar o seu encapetado hatch com um catalisador e a potência baixou para os 136 cv (menos 20 cv). Por fora, o seu visual bem resolvido e pouco espalhafatoso fez com agressivo fez com que envelhecesse com dignidade. Mas continua instigante, ainda mais nesse período de mesmices automotivas.

autowp_ru_opel_astra_gsi_6 autowp_ru_opel_astra_gsi_5 autowp_ru_opel_astra_gsi_4

Esta carroceria dos Astra, a F (os anteriores eram os Kadett de A a E), foi vendida no Brasil em 1995, único ano em que foi importado, equipado com motor 2.0, mas não na versão esportiva. Havia também o modelo wagon. O motor era mais manso, e o 2.0 Opel mais esportivo equipou aqui o Vectra GSi lançado em 1994. O carro foi lançado em 1991 na Europa e produzido até 2002.

autowp_ru_opel_astra_gsi_3


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español