Há 30 anos morreu Alec Issigonis, o pai do Mini
Sir Alec Issigonis, ou melhor, Alexander Arnold Constantine Issigonis, nasceu em 18 de novembro de 1906 em Esmirna, na Turquia, e entrou para a história do automóvel com a criação do Mini, um dos mais revolucionários automóveis de todos os tempos. Issigonis morreu há 30 anos, no dia 2 de outubro de 1988.
No final dos anos 1950 a Europa sentia os efeitos da crise energética motivada pelo conflito no Canal do Suez e tornou-se necessário caminhar para a produção de automóveis menores, mais leves e com motores de baixo consumo. Foram estas as diretrizes que levaram Alec Issigonis a projetar um automóvel compacto, com o motor colocado em posição transversal para deslocar para a frente as rodas dianteiras. O desenho era radical para a época, mas permitia transportar sem dificuldades quatro pessoas num automóvel com cerca de três metros de comprimento.
Foi um sucesso que ajudou a alterar a forma de pensar o automóvel, e quando o criador do projeto morreu, em 2 de outubro de 1988, tinham sido produzidos cinco milhões de unidades do Mini.