Há 70 anos, britânicos devolveram a Volkswagen para os alemães
A fábrica, fundada em 1937 pelo regime nazista de Adolf Hitler, foi fortemente bombardeada durante a II Grande Guerra e, no final do conflito mundial, em 1945, passou para administração britânica, que a salvou da demolição. A primeira ideia foi usá-la para a manutenção de veículos militares pesados. No entanto, o major britânico Ivan Hirst, acabou por dar-lhe destino diferente.
O governo alemão acabou por passar este importante bem para o Estado da Baixa Saxônia e criou uma empresa pública para gerir a fábrica.
Os britânicos tinham lançado assim as bases essenciais para o sucesso global do Fusca e da própria Volkswagen quando transferiram a Volkswagenwerk GmbH e a fábrica de Wolfsburg para as mãos da Alemanha precisamente em 8 de outubro de 1949, ou seja, há 70 anos.
Como empresa sob gestão militar britânica, a marca conseguiu posição de destaque na emergente sociedade alemã, e o Volkswagen -o Carro do Povo idealizado pelo regime nazista- era o carro mais vendido na Alemanha, tendo abocanhado 50% do mercado. A empresa estava criando uma rede de revendedoras e implantou até um inovador seguro específico para os clientes Volkswagen.
Desta forma, a marca alemã acabou por se tornar um dos símbolos da reconstrução da Alemanha Ocidental e do milagre econômico daquele país. O resto da história todos sabem de cor.