Hidrogênio: Quant F tem 1090 cv de potência
Você ainda acredita que o etanol é o combustível do futuro? Aqui no Brasil as montadoras fingem crer piamente nisso, e o máximo que oferecem ao consumidor é um motorzinho flex, que funciona mais ou menos com gasolina ou com o tal “combustível alternativo”. Nos países onde o consumidor é mais exigente, os carros elétricos, híbridos ou com célula de combustível já são realidade.
Quer um exemplo? O Quant F, carro elétrico com 1.090 cv de potência. É possível, garantem os responsáveis da nanoFlowcell, que criaram este magnifico carro. Mais do que apenas uma vaga idéia ou boas intenções, este modelo vai, de fato, ser apresentado em março, no Salão de Genebra, e poderá ser realidade a curto prazo. Com desenho atraente, portas tipo “asa de gaivota” e transmissão automática de duas velocidades (quem lembra da velha Powerglide da GM?), o Quant F encaixa-se na categoria dos sedãs esportivos elétricos.
É alimentado por quatro motores elétricos que vão buscar energia numa célula de combustível. É movido a hidrogênio, portanto, mas com uma tecnologia exclusiva, que utiliza dois tipos de fluidos iônicos de cargas opostas.
Tudo certo, difícil de entender mas, e na práica, o que isso significa? O Quant F pode atingir a velocidade de 300 m/h em modo totalmente elétrico, sem qualquer emissão de poluentes. De zero a 100 km/h? Apenas 3 segundos! Autonomia? Cerca de 800 quilômetros. É realmente difícil fazer melhor que isto om as atuais tecnologias, e nem precisa.
E você aí imaginando que está bem na foto acelerando seu carrinho flex…