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Hillman Avenger Tiger, o primo nervoso do Dodginho 1800

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O Hillman Avenger, foi um pequeno familiar, vendido por diversas marcas e mercados, inclusive no Brasil, como Dodge 1800/Polara (entre 1973 e 1981). Lançado em 1970, foi produzido até 1978 e foi o primeiro modelo novo produzido pelo Rootes Group, já sob controle da Chrysler Europe, sendo que, a partir de 1976, passou a ser vendido como Chrysler Avenger.

Durante este tempo, esteve também disponível no mercado norte americano, vendido como Plymouth Cricket. Após a aquisição da Chrysler Europe pelo Grupo PSA, o Avenger foi vendido por mais algum tempo, de 1979 a 1981, com a marca Talbot.

A versão esportiva do Avenger era o Avenger GT, lançado em outubro de 1970, equipado com motor de 1.5 litros de cilindrada e dois carburadores. Esta versão distinguia-se das restantes por ter quatro faróis redondos, faixas laterais e detalhes específicos. O GT só esteve disponível até outubro de 1972, sendo substituído pelo Avenger GLS.

No entanto, a versão mais interessante e mais rara, é a Tiger, com o nome inspirado no esportivo Sunbeam Tiger dos anos 1960, lançada em março de 1972. Estes Avenger Tiger eram modificados pela Chrysler Competitions Centre, sob a direção de Des O’ Dell, com base no Avenger Super, e por isso terem os faróis retangulares.

O motor tinha por base o utilizado pelo Avenger GT, com o cabeçote melhorado, que incluía válvulas maiores, dois carburadores Weber 40DCOE, coletores especiais combinados de admissão e escapamento e taxa de compressão de 9,4:1, passando o motor a ter 93 ou 107 cv (dependendo da forma como for calculada a potência) a 6.100 rpm.

Além da mecânica, a suspensão também foi melhorada, com molas e amortecedores Armstrong Heavy Duty Export na frente e molas e amortecedores Armstrong ajustáveis -mais duros- na traseira. No entanto, os freios, eixo traseiro e caixa de câmbioeram os mesmos do GT.

Por fora, era fácil distingui-lo dos restantes pela cor única Sundance Yellow, ressalto no capô, faróis auxiliares Lucas, aerofólio traseiro (um dos primeiros automóveus a trazer um num kit esportivo), rodas Minilite de magnésio, faixas pretas na lateral, bancos Restall, contagiros Smiths e os emblemas Avenger Tiger. Como curiosidade, os primeiros três Avenger Tiger produzidos eram brancos com faixas azuis.

Em outubro de 1972, o Avenger Tiger ficou mais civilizado, com o lançamento da versão MkII, utilizando como base o Avenger GLS de quatro portas e dois faróis redondos na frente. A mecânica era idêntica à do anterior, apesar dos testes demonstrarem ter mais potência. O detalhe no capô desapareceu, mas agora este era pintado em preto foso e havia alterações ao nível das rodas jantes, qe passaram a sereram Exacton, e interiores, com o painel de instrumentos do GT. Além da cor Yellow Sundance, passou a estar disponível em Red Wardance.

Dos Avenger Tiger MkI foram produzidos cerca de 200 exemplares, e do MkII em torno de 450 até ao final de 1973. Hoje em dia são automóveis extremamente raros, acreditando-se que apenas 20 exemplares tenham sobrevivido.

Nomes e locais de produção do modelo:

Chrysler Avenger
Chysler Sunbeam (Europa)
Talbot Avenger
Sunbeam Avenger (Europa)
Dodge Avenger (África do Sul)
Plymouth Cricket (USA/Canada)
Dodge 1800 (Brasil)
Dodge Polara (Brasil e Colombia)
Dodge 1500 Pickup (Uruguai)
Dodge 1500 (Argentina e Colombia)
Volkswagen 1500 (Argentina)
Sunbeam 1300


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