Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Holanda apresenta o WEpod, ônibus elétrico e autônomo

Compartilhe!

A Holanda está trabalhando no desenvolvimento de ônibus elétricos e autônomos. É o WEpod, quase uma “caixa de vidro” sobre rodas. A criação holandesa a partir de novembro terá dois exemplares circulando num percurso de 5,6 km, entre a Universidade de Wageningen e a cidade de Ede.

UH5P3Q4_356a9LuYyTkTWivoUHc2sKpBAA0stonQA1E-1024x683

Sem dianteira ou traseira definidas, sem volante ou outros controles, estes ônibus são chamados por meio de um aplicativo para smartphone, abrindo automaticamente as suas portas para o máximo de 12 passageiros. Apesar de terem integrada tecnologia autônoma de condução, quando o veículo se deparar com alguma situação anormal ou se um passageiro premir o botão de assistência, um técnico entrará no sistema para detectar o que está acontecendo e dar instruções ao veículo para resolver o problema.

transferir-1024x576

Este é assim o primeiro serviço em que um veículo autônomo é utilizado, circulando nas estradas com os outros automóveis numa situação do quotidiano. Nas primeiras fases do programa, os WEpod não serão utilizados à noite, em hora de rush ou sob condições climáticas adversas.

Equipados com radares, câmeras e sensores a laser, este ônibus enfrenta, em termos práticos, o mesmo obstáculo que todos os outros veículos sem presença humana na condução: a falta de legislação e regulamentação para a sua circulação.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español