Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Honda Civic Type R está pronto, mas não se anime

Compartilhe!

a0

No Brasil a Honda insiste em se portar como uma empresa nanica, mas no Exterior a situação é bem diferente. Enquanto aqui o máximo que oferece ao consumidor é o Civic Si, para o Primeiro Mundo o tratamento é bem diferente. Exemplo disso é o Civic Type R, que vai ser apresentado no Salão de Genebra, dentro de poucos dias. O carro vai chegar com motor 2.0 turbo de mais de 300 cv, e como podemos ver na foto do painl, com limite de giros em 7000 rpm; a velocidade máxima é de 270 km/h! Realmente, perto dele o Civic Si é uma piada.

a2

A marca não revelou todos os detalhes do Civic Type R, mas deu bastante ênfase, por enquanto, nas virtudes aerodinâmicas do modelo. Segundo a Honda, o modelo está equipado com detalhes criados em exaustivos trabalhos em túnel de vento, para permitir criar um automóvel com elevada velocidade e estabilidade, segundo a Honda, “excepcional”.

A marca japonesa não fala sobre a velocidade máxima, explicando que é um valor ainda sujeito a homologação, mas que será o melhor valor do mercado para um carro de tração dianteira. Para chegar aos 270 km/h, o Civic Type R tem o assoalho totalmente plano e um difusor traseiro funcional que permite força descendente, trabalhando em conjunto com a asa traseira que foi estudada não só para ser funcional, mas também esteticamente bem integrado ao desenho do modelo.

Pequenas saias laterais e dianteira agressiva permitem controlar o fluxo do ar ao redor da carroceria do Civic, e os próprios pára-lamas dianteiros foram desenhados reduzir a turbulência em torno das rodas dianteiras, melhorando o coeficiente de arrasto.

O Civic Type R tem sistema de freios Brembo, com discos perfurados e ventilados de 350 mm de diâmetro, escondidos atrás de rodas de 19 polegadas. O carro é 30 mm mais baixo que um Civic comum.

Outra preocupação dos técnicos da Honda foi a gestão térmica, e para isso, há muitas entradas de ar na frente e até na lateral do veículo. O modelo aparecerá em Genebra pintado na cor Branco Championship, que foi usada por alguns dos mais memoráveis Type R da Honda.

Os brasileiros estão de lado nessa história toda, e a exemplo dos híbridos da marca, só conhecerão a novidade em fotos. No Brasil, a Honda está deitada em berço esplêndido…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español