HONDA CRIDER, O NOVO CIVIC? QUEM SABE…
No Salão de Xangai havia um espaço vazio no estande da GAC-Honda, entre o City e o Accord. E logo o mistério acabou, quando foi exposto o Crider, que mostra como poderá ser o Civic a curto prazo, mas não para o Brasil.
A Honda na China constrói o Civic em outra parceria, com a Dongfeng, e a GAC há tempos queria um carro para substituir seu modelo médio. No ano passado mostrou o Concept C, que já antecipava o Crider deste ano. Dividindo plataforma com o Civic da Dongfeng, o carro da GAC caiu no gosto dos chineses, e a Honda reforçou isso dizendo que seu desenho é inspirado num dragão. Além disso, explicou que o nome vem da misturadas palavras “Criteria” e “Dreams”, o que acabou com as dúvidas se o nome do carro era C-Rider ou Crider. Oficialmente a Honda informou que é Crider.
Com 4.650 mm de comprimento, 1.750 mm de largura e 1.505 mm de altura, o Honda Crider é um pouco maior que o atual Civic. A dist6ancia entre-eixos não mudou muito, caindo de 2.670 mm para 2650mm. Sob o capô, motor 1.8 i-VTEC, e duas caixas de câmbio de cinco marchas estão disponívels, automática ou manual.
Para alguns, o Crider seria o novo City. Não é. Tamanho é algo que merece análise nesse caso, pois o City atual mede 4,4 metros, ou 25 centímetros a menos que o Crider. O Civic, que tem 4,52 m, cresceria para 4,65 m no Crider. Convém lembrar que o carro que está com a imagem abalada é o Civic, e não o City; o médio recebeu facelift nos Estados Unidos menos de um ano após sua última mudança, e não agradou.
Outra demonstração clara que que o Crider vai substituir o Civic, e não o City, é o Toyota Corolla, que vem mostrando o conceito Furia em vários Salões, e segundo dados da marca concorrente da Honda, o novo Corolla vai ter 4,62 m de comprimento (o atual tem 4,54 m), que é praticamente o mesmo tamanho do Crider.
Mas não se anime, o novo Honda Crider nao vai desembarcar por aqui, e ficará limitado à China, chegando às lojas de lá já em junho. Mas seu desenho vai respingar nos futuros Honda, pode apostar.