Tecnologia

Honda mostra concept truck movido a hidrogênio

Compartilhe!

A Honda apresentou um concept truck movido a células de hidrogênio na ACT Expo (Advanced Clean Trasportation Expo 2024), evento que aconteceu recentemente em Anahein, California. O caminhão-conceito marca o início de um novo projeto de demonstração, que visa a produção futura de modelos movidos a células de combustível para o mercado norte-americano. A Honda procura novas parcerias e aplicações comerciais à medida que amplia o seu negócio de hidrogênio, para atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero, incluindo a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades empresariais até 2050.

por Marcos Cesar Silva

“Os veículos comerciais, incluindo caminhões de Classe 8 (14.969 a 36.287 kg) e acima, onde as células de combustível oferecem a melhor solução de emissões zero para aplicações diesel existentes, parte fundamental da ampla estratégia de negócios de hidrogênio da Honda”, explicou Ryan Harty, vice-presidente de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da American Honda. “A Honda está procurando ativamente colaborações comerciais e clientes para ajudar a trazer estas soluções de células de hidrogênio para o mercado na América do Norte”.

O concept truck de Classe 8 da Honda é alimentado por três novos sistemas de células de combustível FC (Fuel Cell) da marca, agora em produção em massa na Fuel Cell System Manufacturing, unidade de produção da joint-venture com a General Motors em Brownstown, no Michigan. O novo sistema de células de combustível é fundamental para a estratégia de negócio de hidrogênio da Honda. Desenvolvido em conjunto pela Honda e pela General Motors na última década, o sistema Honda FC melhora o desempenho e duplica a durabilidade, reduzindo o custo em 33% comparativamente com o sistema da geração anterior.

A Honda identificou quatro domínios principais para a utilização inicial do seu novo sistema de células de combustível: veículos elétricos a células de combustível (FCEV), veículos comerciais a células de combustível, centrais elétricas fixas e maquinaria de construção.

A Honda mostrou vários produtos e tecnologias de emissões zero no seu estande na ACT Expo:

– Estreia global do concept truck de Classe 8 movido a células de hidrogênio;
– Honda CR-V e:FCEV 2025, o primeiro veículo elétrico plug-in de produção movido a células de hidrogênio, exclusivo para o mercado norte-americano;
– O Sistema de Células de Combustível Honda, que está no centro da estratégia da marca para expandir a linha de aplicações que utilizam o hidrogênio para ajudar na descarbonização do planeta;
– Honda Autonomous Work Vehicle, protótipo elétrico todo-terreno, concebido para melhorar a eficiência do local de trabalho e apoiar tarefas repetitivas.

Sua bateria de 120 kWh é permite cerca de 643 km (400 milhas) de autonomia com carga total, enquanto puxa um trailer de 24.355 kg (53.694 libras) e viaja a uma velocidade máxima de 112,6 km/h (70 mph).


Compartilhe!
1718299041