Tecnologia

Honda terá elétrico com recarga em apenas 15 minutos

Compartilhe!

A Honda quer lançar vários modelos elétricos até 2022, e com uma particularidade: terão autonomia de 240 km e carregamentos em 15 minutos.

Determinada a entrar com tudo no mercado de veículos elétricos, a Honda prepara uma série de modelos para lançamento até 2022, mas há uma importante particularidade: todas as propostas deverão surgir equipadas com sistema de carregamento de baterias ultra-rápido, capaz de repor autonomia na ordem de 240 km em apenas 15 minutos.

A notícia vem da imprensa japonesa,  acrescentando que, para atingir isso, a Honda está disposta a abandonar as baterias fornecidas pela Panasonic, substituindo-as por uma nova solução, de alta capacidade, a ser desenvolvida em conjunto com um parceiro ainda não definido.

 A Honda pretende que as novas baterias sejam capazes de suportar carregamentos ultra-rápidos, ou seja, realizados com elevados níveis de potência, aos quais pensa depois somar não apenas um sistema de controle de consumo mais eficiente, como também carrocerias mais leves, para garantir maiores autonomias.

 

No entanto e a exemplo do que acontece com qualquer outro modelo capaz de suportar carregamentos rápidos, os futuros elétricos da Honda terão pouca utilidade se não existirem redes de carregamento capazes de fornecer níveis de potência verdadeiramente elevados. Algo que, por exemplo na Europa, poderá ser ultrapassado com a prometida instalação de redes de pontos de carregamento de 350 kW, até 2020. Caminho que poderá ser igualmente seguido pelo Japão, país que está planejando aumentar a potência dos seus atuais 150 postos de carregamento rápido, para os mesmos 350 kW.

Entretanto, a marca vai preparando o caminho, com o prometido lançamento na Europa já em 2019, de um novo elétrico de grande volume. Modelo que, no ano seguinte, passará a ser igualmente comercializado no Japão. Enfrentar a Toyota é preciso…


Compartilhe!
1713617368