Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Honda vai acabar com seus motores diesel e gasolina em 2022. Na Europa…

Compartilhe!

Como temos noticiado nos últimos meses, muitos fabricantes já optaram pela eletromobilidade como futuro mais ou menos a curto prazo. Enquanto algumas marcas já eliminaram o diesel de sua linha, outros anunciaram que irão acabar de maneira direta com os combustíveis fósseis entre 2025 e 2030. Mas não se desespere, isso é para o Primeiro Mundo.

Honda deixará de comercializar modelos 100% a gasolina ou diesel a partir de 2022

Agora foi a vez da Honda surpreender, pois a marca japonesa pretende eliminar gradativamente os motores de combustão interna pura -diesel é gasolina- de sua linha europeia. O que é curioso ou surpreendente neste anúncio é que a imprensa da Europa confirmou que o vice-presidente da empresa, Ian Howells, tem essa missão e esse plano.

Isso não quer dizer que a Honda eliminará gradualmente os combustíveis fósseis em alguns anos, sem pressa. Significa na verdade é que 100% de sua oferta europeia será totalmente elétrica ou híbrida já a partir de 2022 .

Howells enfatizou que a Honda acredita em uma abordagem paciente para reduzir a emissão de carbono e o recente anúncio de alguns governos de acabar com os combustíveis fósseis até 2030 não ajuda. É preciso ser radical.

Embora a Honda apoie a eletrificação, o custo dos veículos elétricos é um dos motivos pelos quais Howells não os vê para já como solução imediata para reduzir a emissão de poluentes. Segundo o executivo da Honda, os veículos elétricos são entre 33% e 50% mais caros do que um veículo de combustão interna ou um híbrido equivalente .

Aqui no Brasil, carro elétrico ou híbrido ainda parece coisa de ficção científica. E a não ser que algum político acorde um dia inspirado, vai demorar muito o dia da proibição de motores a explosão. Imagine a choradeira e pressão dos usineiros que produzem etanol…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español