HOT ROD: ROLLS-ROYCE 1930 COM MOTOR VIPER V10
Se você é daqueles que só gostam de automóveis clássicos originais, nem continue a ler esta matéria. Mas se você quer rever alguns conceitos, então se prepare para conhecer algo inustitado. Um hot rod Rolls Royce 20/25 1930, equipado com motor V10 de Dodge Viper. Isso mesmo…
Para muitos, isso é um sacrilégio tão grande que a pena de morte seria o mínimo a ser aplicado a quem cometeu tal atrocidade. Afinal, o modelo Rolls Royce 20/25 foi fabricado entre 1929 e 1936, e apenas 3.827 unidades sairam da aristocrática linha de montagem. Como é de se imaginar, 83 anos depois este é um automóvel realmente colecionável e clássico, e os poucos sobrevventes são restaurados e conservados originais.
Basta dar uma plhada na internet para descobrir que os raros Rolls Royce 20/25 oferecidos para venda custam entre US$ 60 e 100 mil, restaurados mais ou menos. Os “drop head” (conversíveis) são ainda mais caros e podem rondar os US$ 200 mil.
Mas para malucos em geral, nada disso importa. Se você der um carro qualquer para um americano, a primeira coisa que ele vai pensar é em como conseguir mais torque e potência, a qualquer preço. E foi isso que os mecânicos de uma oficina no Estado do Michigan resolveram fazer: criar um Rolls Royce 20/25 dentro do gosto americano. É sem duvida o mais estranho e inusitado dos hot ou street rods já feito.
O motor original, de seis cilindros em linha, tinha apenas 20 cv de potência. Não serve nem para uma batedeira, dentro do gosto dos americanos. Por isso surgiu a idéia dos mecânicos de não só de restaurar o carro, como montar nele um motor V10 com mais de 500 cv, retirado de um Dodge Viper 2004 acidentado. Parece loucura, mas é loucura mesmo.
As mudanças não ficaram limitadas ao novo motor. Se a idéia era voltar vivo do primeiro passeio, não bastava apenas instalar o motor de 500 cv e ir para a estrada. Foi feita uma ampla modificação mecânica para tornar a insanidade usável. Freios, direção, suspensões, parte elétrica… tudo foi modificado. Até o chassi foi cuidadosamente refeito e reforçado.
O carro foi todo desmontado, passou por uma revisão completa, e muitas peças foram feitas sob medida. O objetivo dos mecânicos era criar um automóvel para rodar no dia a dia. Ou seja, a carroceria é original mas a estrutura e mecânica são bem mais atuais.
É uma vertente interessante do antigomobilismo. Se o carro não puder ser 100% original, então que seja potente, bonito, com detalhes modernos, seguro e visualmente clássico para os leigos. O Rolls-Royce ficou pronto recentemente e já está rodando pelos Estados Unidos.
Só não conte nada disso para os ingleses…