SlideTecnologia

Hyundai INITIUM: elétrico com célula de hidrogênio

Compartilhe!

 

A Hyundai apresentou o novo INITIUM, o conceito de um veículo elétrico com célula de combustível de hidrogênio (FCEV), no evento “Clearly Committed”, realizado recentemente no Hyundai Motorstudio Goyang. INITIUM é uma palavra latina que significa “início” ou “primeiro”, representando o status da Hyundai como pioneira em aplicação de energia de hidrogênio. O INITIUM pretende ser uma antevisão do novo FCEV de produção que a empresa planeja revelar no primeiro semestre do próximo ano. O concept resume os 27 anos de desenvolvimento da tecnologia de hidrogênio da Hyundai e demonstra o compromisso da empresa em alcançar uma sociedade sustentável em hidrogênio.

por Marcos Cesar Silva

Este conceito único de SUV movido a célula de combustível de hidrogênio marca também a estreia da nova linguagem de desenho da Hyundai –denominada “Art of Steel”– incorporando o estilo da HTWO, a marca da empresa para negócios dedicada à cadeia do hidrogênio. “O compromisso claro e inabalável da Hyundai com o hidrogênio nos últimos 27 anos está enraizado na nossa crença do seu potencial como uma energia limpa, acessível e, portanto, justa para todos”, afirmou Jaehoon Chang, chefão da Hyundai Motor Company. “Nos dedicamo a ser pioneiros num futuro em que o hidrogênio seja utilizado por todos, em tudo e em todos os lados. Convidamos todos a se juntarem a nós nesta viagem”.

A Hyundai lançou a HTWO, sua marca de negócios envolvendo o hidrogênio, no início deste ano na CES 2024, em Las Vegas, destacando a forma como o presidente executivo do Grupo, Euisun Chung, está concentrando os esforços da Hyundai na energia de hidrogênio. Revelando a visão para a HTWO Grid –uma solução de energia de hidrogênio de ponta a ponta que abrange produção, armazenamento, transporte e utilização– Chung expressou o compromisso do Grupo em participar ativamente no desenvolvimento da aplicação do hidrogênio e reafirmou as capacidades do Grupo para alcançar esse objetivo, destacando que “a mudança para a energia de hidrogênio é um passo para as gerações futuras”.

Na recente apresentação, SangYup Lee, chefe global de desenho da Hyundai e da Genesis, apresentou o conceito INITIUM e a nova linguagem de desenho “Art of Steel” da empresa. “O nosso desafio começou na fase de construção, onde levamos as capacidades de moldar o aço ao extremo para criar uma forma de arte”, disse Lee. “Com a INITIUM, criamos um desenho semelhante a um SUV, sólido e seguro, refletindo a nossa dedicação aos nossos clientes por meio do ‘desenho centrado no cliente'”.

O desenho marcante do INITIUM integra o símbolo HTWO, representando a visão da Hyundai para um futuro impulsionado pelo hidrogênio. O gráfico inspirado no sinal “+” como parte da assinatura de iluminação do INITIUM combina com o para-choques, criando uma sugestão de desenho distinta e específica do FCEV, marcada por iluminação única, volumes sólidos e elegância.

A estética do INITIUM, semelhante a um SUV, integra perfeitamente a funcionalidade da vida urbana com a capacidade de aventura ao ar livre, com as suas linhas arrojadas e estrutura sólida, equilibrando robustez e sofisticação. As rodas de 21 polegadas do conceito complementam o desenho geral, com o robusto rack de teto adicionando uma caraterística de praticidade para aqueles que possuem estilos de vida urbanos e ao ar livre.

O desenvolvimento do INITIUM centrou-se em três aspectos principais: autonomia superior e desempenho melhorado, que são os principais pontos fortes dos carros a hidrogênio; um interior e área de bagagem espaçosos, tornando-o ideal para famílias; e características únicas de conveniência e segurança, diferenciadores dos carros a hidrogênio.

Uma das maiores vantagens de um FCEV a hidrogênio é a impressionante autonomia e a flexibilidade que isso traz. Com o INITIUM, a Hyundai equipou o conceito com grandes depósitos de hidrogênio, para maximizar o alcance do veículo, aumentando os benefícios dos FCEV com esse tipo de combustível. A Hyundai também equipou o INITIUM com rodas aerodinâmicas, para reduzir o atrito, calçadas com pneus de baixa resistência ao rolamento, para ajudar na autonomia estimada de mais de 650 km entre o reabastecimento.

Quanto ao desempenho, o INITIUM oferece excelente aceleração e capacidade de ultrapassagem. Ao desenvolver ainda mais a tecnologia de célula de combustível da Hyundai, a empresa aumentou a potência da bateria e aumentou a sua capacidade, permitindo potência do motor elétrico de até 150 kW. Isso garante que os motoristas tenham uma condução suave em áreas urbanas e em velocidades mais altas em estradas.

O carro oferece nível muito bom de espaço interior e versatilidade, adequados para um SUV familiar, com amplo espaço para os passageiros da segunda fila e com os encostos dos bancos com grande ângulo reclinável para maior conforto. O porte largo e o grande ângulo de abertura da porta traseira aumentam a conveniência para os passageiros do banco traseiro ao entrar e sair do carro. O modelo inclui um configurador de rotas específico, que vai ao encontro a um dos maiores problemas que os compradores de FCEV encontram hoje: a infraestrutura de carregamento. Com este recurso, os usuários podem facilmente traçar uma rota ideal, encontrando estações de carregamento ao longo do caminho sem ter de acessar um aplicativo separado ou fazer chamadas telefônicas. Os motoristas podem verificar a localização, acessibilidade e estado de funcionamento de uma estação de carregamento identificada, bem como o número de veículos em espera e, portanto, a possibilidade de carregamento.

Além disso, a célula de combustível de hidrogênio do carro fornece eletricidade sem emitir gases poluentes. Esta eletricidade pode ser utilizada também para alimentar e carregar vários eletrodomésticos e dispositivos pessoais por meio da funcionalidade “Vehicle-to-Load” (V2L) do conceito. A tomada externa pode se conectar direto a uma tomada doméstica de 220V, transformando o modelo não apenas num meio de transporte, mas também em um potencial fornecedor de energia.

Em linha com o compromisso da Hyundai com a segurança, o INITIUM foi desenvolvido para alcançar um alto desempenho de segurança contra colisões, e ainda oferecer condução de alto nível. Para garantir ampla segurança aos passageiros em caso de colisão, o veículo é reforçado com uma estrutura multi-frame na dianteira, bem como uma estrutura lateral da carroceria, incorporando nove airbags e garantindo assim segurança eficiente em caso de colisão.

Além da apresentação do INITIUM, a Hyundai organizou uma sessão “Hydrogen Heritage Talk”, apresentando os seus 27 anos de história de desenvolvimento do FCEV. O painel de discussão entre executivos permitiu que os visitantes experimentassem e se envolvessem com a dedicação da marca ao desenvolvimento dos veículos FCEV.

No início deste milênio, a Hyundai iniciou o seu ambicioso “Projeto Mercury”, destinado a fazer a ponte entre os líderes da indústria, e o “Projeto Polaris”, que se concentrou no desenvolvimento independente da tecnologia central de células de combustível da empresa. Em 2005, a Hyundai estabeleceu o seu Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologia Ambiental Mabuk, acelerando o desenvolvimento de veículos a hidrogênio. Na época, o presidente honorário da empresa, Mong-Koo Chung, encorajou os pesquisadores a ultrapassarem os limites, capacitando-os para enfrentar desafios de engenharia com coragem e confiança.

“Nunca podemos fazer algo grandioso criando-o apenas uma vez”, disse Chung. “Não se preocupem com o orçamento, deixem os jovens engenheiros tentarem fazer todo o tipo de carros com que sonham. Não há necessidade de economizar dinheiro desenvolvendo o mesmo carro 100 vezes. Está tudo bem se todos os 100 modelos forem completamente diferentes entre si”.

A evolução do hidrogênio na Hyundai fez com que a marca se transformasse no primeiro fabricante do mundo a produzir em massa FCEV movidos a hidrogênio, introduzindo o primeiro modelo movido a célula de combustível de hidrogênio em 2018. Estas conquistas de desenvolvimento do FCEV destacam o claro compromisso da Hyundai em criar um futuro menos poluente.

A Hyundai irá apresentar o INITIUM no Salão de Los Angeles e no Auto Guangzhou agora em novembro, solidificando ainda mais sua posição no mercado global como líder em mobilidade a hidrogênio. A versão de produção do conceito INITIUM está prevista para ser lançada já no primeiro semestre de 2025.


Compartilhe!