Hyundai: três engenheiros morrem testando carro parado
Engenheiros teriam morrido sufocados em acidente em fábrica coreana enquanto estavam em uma câmara de testes ambientais
Autoridades da Coreia do Sul estão investigando a morte de três funcionários da Hyundai. Os engenheiros estavam trabalhando em um carro estático no interior de uma câmara de testes ambientais, na fábrica da montadora em Ulsan. A imprensa local afirmou que os homens sufocaram, embora a polícia ainda não tenha confirmado oficialmente a causa da morte.
da Redação
Desenvolver novos carros não parece, mas pode ser um negócio perigoso. Você só precisa assistir às filmagens no carro de qualquer volta de menos de 7 minutos em Nurburgring para ter certeza disso. Mas agora a polícia sul-coreana está investigando a Hyundai depois que três engenheiros morreram enquanto um de seus carros em desenvolvimento sequer estava se movendo.
Relatórios explicam que os três homens estavam envolvidos em um teste complexo no interior de uma câmara ambiental, programa projetado para ver como o protótipo de um carro reage a condições climáticas simuladas. As montadoras usam esses tipos de câmaras para submeter um veículo a calor e frio extremos, bem como a outros fatores ambientais. Este teste simula uma variedade de condições ambientais extremas para avaliar o desempenho e a durabilidade dos veículos. A câmara reproduz condições como frio extremo, calor do deserto, umidade, fluxo de ar, vibrações e exposição à luz. A câmara, grande o suficiente para comportar um veículo, é um espaço fechado onde tais testes são conduzidos.
Embora a polícia ainda esteja investigando o acidente na Divisão de Qualidade de Eletrificação da fábrica da Hyundai em Ulsan, a mídia coreana afirmou que os homens sufocaram, provavelmente devido ao acúmulo de gases de escapamento no interior da câmara.
As vítimas, dois técnicos experientes da Hyundai, um na faixa dos 30 anos e outro com cerca de 40 anos, mais um terceiro funcionário de uma empresa externa, foram encontrados por colegas na fábrica após não conseguirem sair da câmara onde estava um único carro, no tempo estipulado, relata o Korean Car Blog . Os três foram removidos do local em estado crítico após serem sufocados durante um “teste de veículo em câmara ambiental complexa”, e foram transportados para um hospital, onde foram declarados mortos.
“A Hyundai Motor Company está profundamente triste com o incidente ocorrido em nossa fábrica em Ulsan, Coreia do Sul”, disse a empresa em comunicado, acrescentando que “cooperaria totalmente com todas as autoridades envolvidas para determinar a causa deste incidente”. Um outro trabalhador morreu na mesma fábrica da Hyundai, em Ulsan.no ano passado, depois que sua cabeça ficou presa em uma máquina de tratamento térmico durante uma inspeção,
A instalação de Ulsan é o maior local de produção da Hyundai, e também historicamente importante por ser o lugar onde a montadora começou sua jornada produzindo sob licença versões do Ford Cortina europeu, em 1968. Hoje, ela constrói cerca de um quarto de todos os veículos Hyundai e tem capacidade para produzir quase 1,5 milhão de carros todos os anos.
O lugar é tão grande que é dividido em cinco fábricas, e a triste ironia é que, se os homens realmente sufocaram com os gases do escapamento do modelo testado, recentemente Ulsan recebeu US$ 1,4 bilhões em financiamento para permitir o sinal verde para uma sexta fábrica, dedicada à construção de veículos elétricos, que não emitem poluentes…