Impressionante: Porsche apresenta o 718 Cayman GT4 RS

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O Porsche 718 Cayman GT4 RS é o novo top de linha da série 718, um automóvel sem compromissos com nada que não seja o desempenho, focalizado no motorista e desenhado para impressionar com a sua construção leve, chassi e suspensões extremamente ágeis, aerodinâmica sofisticada e um “ronco” único e inconfundível. Seja utilizado em estradas ou em circuitos fechados, o 718 Cayman GT4 RS está para os compactos de motor central assim como Elvis Presley está para o rock ou Michael Jackson para o pop. Em Nürburgring, baixou o tempo de volta de seu “irmão”, o 718 Cayman GT4, em mais de 23 segundos.

por Ricardo Caruso

Porsche lança o novo 718 Cayman GT4 RS



O motor aspirado de seis cilindros, opostos três a três, familiar dos modelos 911 GT3 Cup e 911 GT3 de produção em série, forma a peça central de um automóvel esportivo desenhado para o máximo prazer de direção. O motor sobe até 9.000 rpm. Comparado ao 718 Cayman GT4, o 718 Cayman GT4 RS tem mais 80cv o que resulta na relação peso-potência de 2,83 kg/cv.



Uma das marcantes caraterísticas deste novo top de linha 718 surge nas entradas de ar colocadas atrás dos vidros do motorista e do passageiro. Normalmente, o 718 Cayman teria, neste lugar, pequenas janelas. No entanto, as novas entradas de ar melhoram tanto o fluxo de ar de admissão como, ao mesmo tempo, criam um entusiasmante som de admissão de ar para o motor. As características das entradas de ar à frente das rodas traseiras foram mantidas e são utilizadas para o arrefecimento do motor.

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O novo 718 GT4 RS está disponível, exclusivamente, com a transmissão Porsche de dupla embreagem (PDK). Esta caixa de câmbio faz trocas na velocidade da luz entre as suas sete relações e garante desempenho máximo quando se exige do carro. As borboletas junto ao volante garantem que o motorista mantém as mãos no volante mesmo quando faz trocas de marcha manuais. Ou então, pode utilizar a redesenhada alavanca de câmbio que fica no console.


A PDK de relações curtas suporta com folga a incrível aceleração deste automóvel esportivo de motor central. O 718 Cayman GT4 RS acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,4 segundos e tem velocidade máxima de 315 km/h.



Ao típico estilo dos RS da marca, a construção leve representa um elemento diferenciador do projeto do novo GT4 RS. O dois-lugares pesa apenas 1415 kg, com o depósito de combustível cheio e sem motorista, tal como definido pela norma DIN, o que significa menos 35 kg do que em um 718 GT4 equipado com a caixa PDK. Esta redução de peso é alcançada por meio da utilização de plástico reforçado com fibra de carbono em componentes como o capô e os para-lamas dianteiros. Os tapetes mais leves também ajudam a economizar peso, assim como a redução da quantidade de material de isolamento termo-acústico. O vidro traseiro é produzido em material mais leve. Os painéis das portas -também mais leves- tem puxadores de abertura em tecido, e há rede nos compartimentos de bagagem, de modo a eliminar todos os gramas supérfluos.



A nova asa traseira fixa, com a sua fixação “Swan Neck” e os suportes da mesma efeitos de alumínio, são elementos diferenciadores do desenho externo. Este princípio altamente eficiente da asa deriva do Porsche 911 RSR GT de competição, e foi adaptado pela primeira num Porsche de produção em série com o 911 GT3. Em combinação com a altura ao solo reduzida em 30 milímetros diante do 718 Cayman, temos as grades nos para-lamas dianteiros e o final da carroceria aerodinamicamente otimizado com difusor traseiro, que acomoda duas enormes saídas de escapamento. O difusor dianteiro, com ajustes múltiplos e o novo spoiler dianteiro com direcionadores de ar laterais, no modo “Performance” -reservado para a utilização em pista- o GT4 RS gera, aproximadamente, 25% mais de força descente do que o GT4.



As modificações nas suspensões contribuem também para o seu desempenho. Os braços triangulares de suspensão garantem comportamento ainda mais preciso e direto. Ajustáveis, as suspensões tem definição de amortecimento específica para o RS, assim como molas e barras estabilizadoras exclusivas.



O opcional “pacote” Weissach leva o conjunto dinâmico do GT4 RS além. A tampa do compartimento de bagagem dianteiro, as entradas de ar, a cobertura das caixas de ar, as molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores e a asa traseira possuem acabamento em fibra de carbono. As saídas de escapamento em titânio apresentam uma imagem similar ao sistema de escapamento utilizado no Porsche 935. A célula de segurança colocada na traseira é também produzida em titânio. A parte superior do painel é revestida em Race-Tex e um generoso logotipo Porsche é integrado ao vidro traseiro. Com o “Weissach”, as rodas de 20” feitas de magnésio forjado podem ser escolhidas, com custo extra, no lugar das rodas aro 20 de alumínio forjado.


Durante a fase final de ajustes, o piloto da Porsche, Jörg Bergmeister, completou uma volta ao circuito de 20,832 km de Nurburgring em 7m09.300s. O GT4 RS conquistou na mais curta versão da pista, com 20,6 km, a marca de 7m04.511s, 23,6 segundos mais rápido que o 718 Cayman GT4.



Introducing - Porsche Design Chronograph 718 Cayman GT4 RS
Um mimo é o Porsche Design Chronograph 718 Cayman GT4 RS, criado pela Porsche Design exclusivamente para os clientes do veículo. O relógio se beneficia também do conceito de peso reduzido com caraterísticas de elevado desempenho baseado nas caraterísticas de robustez e tecnologia do titânio. A sua caixa é modelada a partir do desenho das rodas do esportivo e pode ser encomendados em diferentes cores, tal como o automóvel.



O novo Porsche 718 Cayman GT4 RS fez sua estreia mundial no Los Angeles Auto Show, e já pode ser encomendado. As entregas estão previstas para começar em dezembro no mercado europeu.


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